MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRT-18 penhora veículo de namorada de devedor por fraude à execução
Dívida trabalhista

TRT-18 penhora veículo de namorada de devedor por fraude à execução

O colegiado considerou a existência de provas de que o homem exerce a posse do bem e faz uso em ocultação patrimonial.

Da Redação

sábado, 26 de março de 2022

Atualizado às 17:23

A 3ª turma do TRT da 18ª região rejeitou embargos de uma mulher contra a penhora de veículo registrado em seu nome para pagar dívida trabalhista de namorado. O colegiado aplicou ao caso a teoria da aparência, ao considerar a existência de provas de que o executado exerce a posse do bem e dele faz uso em ocultação patrimonial.

 (Imagem: Freepik)

TRT-18 mantém penhora de veículo de namorada de devedor trabalhista por suposta fraude à execução.(Imagem: Freepik)

A mulher acionou a Justiça por meio de embargos de terceiro em processo em trâmite na 2ª vara do Trabalho de Aparecida de Goiânia/GO. Ela argumentou que o documento que comprova a titularidade do automóvel é o Certificado de Registro do Veículo (CRV), conforme art. 121 do Código de Trânsito Brasileiro. Alegou que, embora tenha emitido procuração para o ex-namorado, tal documento já foi revogado e, ainda assim, não tem condão de comprovar titularidade ou posse. Segundo ela, a procuração não autorizava a transferência do bem, mas apenas o responsabilizava por eventuais multas.

O relator do recurso, desembargador Elvecio Moura, considerou correta a decisão de primeiro grau e adotou os mesmos fundamentos. Ele considerou não ser razoável a versão da embargante de que a procuração pública foi outorgada ao reclamado (seu então namorado) para que ele pudesse pegar o veículo emprestado.

"Trata-se de formalismo exacerbado que não se coaduna com a relação de fidúcia que envolve a proximidade de relacionamentos amorosos."

Além disso, o relator levou em consideração que a procuração é expressa ao conferir ao executado amplos e gerais poderes para "comprar, vender, ceder, alienar, transferir para o seu nome ou a quem este indicar pelo preço e condições que convencionar" o veículo objeto da controvérsia.

Por fim, apesar de o veículo estar registrado no nome da mulher, Elvecio Moura observou que a oficiala de Justiça constatou que é o executado quem exerce a posse ostensiva do veículo objeto da constrição judicial, uma vez que é de conhecimento geral da vizinhança que o namorado visitava a mulher no veículo.

"O acervo probatório constante nos autos leva à conclusão de que o executado exerce a posse de bem registrado em nome de terceiros, indicando, assim, a prática de conduta voltada à ocultação de seu patrimônio."

Veja o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas