MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Calendário eleitoral: Políticos se movimentam com o fim dos prazos
TSE | Prazo eleitoral

Calendário eleitoral: Políticos se movimentam com o fim dos prazos

Com o vencimento dos prazos nesta semana, políticos como Doria, Sergio Moro e Eduardo Leite têm anunciado o que farão com as suas candidaturas.

Da Redação

quinta-feira, 31 de março de 2022

Atualizado às 13:23

O fim desta semana marca algumas datas importantes do Calendário Eleitoral com prazos que devem ser observados por pré-candidatos e partidos que pretendem concorrer nas eleições 2022.

A janela partidária termina na sexta-feira, 1º. Este é o período em que deputados Federais, estaduais e distritais poderão trocar de partido para concorrer sem perder o mandato.

Já no sábado, 2, faltando exatamente seis meses para as eleições (que será no dia 2 de outubro), termina o prazo para a desincompatibilização de quem pretende concorrer na eleição e ocupa alguns tipos de cargo público. Também é a data limite para que todas as eventuais candidatas e candidatos estejam com a filiação deferida pelo partido político pelo qual pretendem concorrer.

Ainda no dia 2 de abril vence o prazo para que os partidos políticos que pretendem lançar candidaturas tenham obtido o registro dos estatutos no TSE. Esse também é o dia-limite para que candidatas e candidatos confirmem o domicílio eleitoral na circunscrição em que desejam disputar as eleições.

É em razão desses prazos que políticos têm se movimentado: os jornais teriam dito que Doria, por exemplo, havia desistido deixar governo de SP e disputar a presidência, mas nada aindfa comprovado. 

O ex-juiz Sergio Moro também se movimentou com a chegada do fim do prazo. Afirma-se que Moro decidiu deixar o Podemos e, segundo a imprensa tem noticiado, ele vai assinar a ficha de filiação à União Brasil.

Eduardo Leite, governador de RS, anunciou na segunda-feira, 28, que vai deixar o cargo e continuará filiado ao PSDB.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Patrocínio

Patrocínio Migalhas