MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Escritório acelera carreira de mulheres e lança guia de mentoria
Diversidade | Setor jurídico

Escritório acelera carreira de mulheres e lança guia de mentoria

De acordo com Márcia Cicarelli, do Demarest Advogados, a falta de equidade de gênero no setor jurídico é uma questão que merece atenção urgente.

Da Redação

sexta-feira, 1 de abril de 2022

Atualizado às 12:14

"Trabalhar em prol da equidade de gênero não é mais considerado apenas 'a coisa certa a se fazer', mas sim a atitude inteligente a ser tomada". É dessa forma que o Demarest Advogados inaugura seu primeiro guia do setor jurídico de programa de mentoria para mulheres.

Os objetivos do programa são claros: promover a equidade de gênero no mercado de trabalho, com ações voltadas ao equilíbrio, remoção de barreiras, distribuição justa de oportunidades e melhoria de networking para as mulheres. 

 (Imagem: Freepik)

Escritório acelera carreira de mulheres e lança guia de mentoria.(Imagem: Freepik)

A ideia

Criado a partir da experiência, dos aprendizados e dos resultados trazidos com o programa de mentoria, o guia compartilha soluções e alternativas que contribuem para impulsionar a carreira das mulheres.

A mentoria é uma forma eficaz e cada vez mais popular para as empresas do setor privado avançarem em questões como promover a educação, a formação e o desenvolvimento de profissionais, de acordo com a ONU Mulheres. É ainda um processo de desenvolvimento da carreira apoiado em uma relação de confiança, com impacto para as duas partes envolvidas - mentores (as) e mentoradas.

"Um programa de mentoria bem estruturado promove avanços na evolução da liderança feminina, além de ser uma forma de reter talentos e criar habilidades como a liderança inclusiva, destaca a publicação", diz o escritório.

Entrevista

Migalhas conversou com Márcia Cicarelli, sócia da área de Seguros e Resseguros do escritório e coordenadora do D Mulheres, iniciativa criada em 2016 para promover a igualdade de gênero no escritório. Confira o bate papo:

Migalhas: Por que é importante um guia para acelerar a carreira de mulheres no setor jurídico?

Márcia Cicarelli: A falta de equidade de gênero no setor jurídico é uma questão que merece atenção urgente. Em 2020, as mulheres representavam 56% dos inscritos na OAB até 40 anos. Na contagem geral, há um empate técnico (51% a 49% para eles), mas apenas 29% dos postos de comando nos escritórios são ocupados por mulheres.

Assim, falar sobre o assunto, compartilhar práticas e aprendizados faz com que a gente aprenda mais, coloque em prática ações que têm resultados verdadeiros para mudar esse cenário e convida todo o mercado a contribuir para a construção de modelos de trabalho com equidade, fazendo com que as mulheres possam ascender em suas carreiras na advocacia.


Migalhas: O guia traz um passo a passo para implementar o programa de mentoria. Poderia citar um desses passos de forma prática?

Márcia Cicarelli: Um dos passos que achamos mais importantes é o cuidado com o match dos participantes. É importante que a relação seja produtiva e confortável para ambos, mentor (a) e mentorada.

Assim o processo será de aprendizados e desenvolvimento. No Demarest, utilizamos uma ferramenta de assessment que busca perfis complementares, visando potencializar essa troca e aprendizados para todas as pessoas que participem. Além disso, também cuidamos para que não houvesse relação de subordinação entre mentor (a) e mentorada e para que o (a) mentor (a) tivesse alguma experiência na área que a mentorada quer se desenvolver.


Migalhas: No dia a dia, o escritório já observou resultados práticos com maiores incentivos às mulheres?

Márcia Cicarelli: Sim, no último ano, um ano depois da finalização do primeiro ciclo já pudemos perceber os impactos desse programa. Em 2020 as mulheres foram 49,45% das promoções e em 2021 essa porcentagem passou a ser de 57,95%. Além disso, na última promoção 11 profissionais entraram para a sociedade, sendo 5 mulheres. A maior proporção já alcançada pelo escritório.


Migalhas: Quais são os próximos desafios?

Márcia Cicarelli: Estamos investindo em eventos de networking para sócias e advogadas sênior - tanto internos como externos para que nossas profissionais ganhem ainda mais exposição no mercado, promovendo suas experiências e aumentando a rede de relacionamentos profissionais. Acreditamos que esses momentos de trocas e compartilhamentos irão também apoiar nossas profissionais a aprimorar conhecimentos, além de terem mais oportunidades de desenvolvimento.


O guia

Confira a íntegra do guia do Programa de Mentoria para Mulheres.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas