MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SP propõe que juiz - e não o preso - se desloque para o depoimento

OAB/SP propõe que juiz - e não o preso - se desloque para o depoimento

x

Da Redação

quarta-feira, 7 de março de 2007

Atualizado às 08:06

 

Audiências

 

OAB/SP propõe que juiz - e não o preso - se desloque para o depoimento

O deslocamento do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, do presídio de Catanduvas, no Paraná, para assistir audiências em Vitória e no Rio de Janeiro - ao custo estimado de R$ 50 mil aos cofres públicos - trouxe à tona, novamente, o debate sobre o uso de videoconferência no interrogatório de presos.

"A OAB/SP entende que o deslocamento dos presos implica em altos custos para o Estado e numa preocupante questão de segurança pública. Por isso, nossa proposta é que o juiz se desloque até a unidade prisional para ouvir o acusado, realizando dessa forma o ato processual. Seria uma alternativa mais barata e segura, uma vez que os operadores do Direito ficariam na área administrativa do presídio", ressalta o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso.

Por decisão de seu Conselho Pleno, a OAB/SP vem firmando posição contrária ao interrogatório de presos por videoconferência por cercear o contato físico entre o magistrado e o réu, fundamental para a formação de convencimento do juiz; por não garantir a segurança do preso durante a oitiva e por dificultar o contato entre advogado e réu, elementos que violam a garantia constitucional ao contraditório e da ampla defesa. "É um direito do acusado estar fisicamente na presença do juiz. A lei diz isso e ela se sobrepõe aos custos do Estado. Na unidade prisional, o acusado poderia sentir-se intimidado, enquanto no ambiente forense ele pode pedir para falar reservadamente com o juiz. Na videoconferência isso seria impossível."

Segundo o presidente, a OAB/SP aceita debater o uso da videoconferência apenas na oitiva de testemunhas de antecedentes e no caso das cartas precatórias, quando se colhe o depoimento de uma testemunha de determinada comarca em outra.

______________

 

 

 

_______________

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...