MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. SP: Juíza mantém suspensa nova forma de cobrança de ISS para advogados
Tributos | Recolhimento

SP: Juíza mantém suspensa nova forma de cobrança de ISS para advogados

Magistrada ratificou liminar e citou tese de repercussão geral do STF sobre o tema.

Da Redação

sexta-feira, 8 de abril de 2022

Atualizado às 08:01

A juíza de Direito Gilsa Elena Rios, da 15ª vara da Fazenda Pública de SP, ratificou liminar que assegura às sociedades de advogados da capital paulista o direito de declarar e recolher o ISS devido pelas sociedades profissionais sem as alterações introduzidas pela lei 17.710/21 no artigo 15 da lei 13.701/03.

 (Imagem: Freepik)

Juíza mantém suspensa nova forma de cobrança de ISS para advogados.(Imagem: Freepik)

Trata-se de MS impetrado pela OAB/SP, o CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados e o Sinsa - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de SP e RJ contra as alterações introduzidas pela lei 17.710/21 quanto a base de cálculo para o recolhimento de ISS pelas sociedades uniprofissionais.

Requereram as entidades a suspensão da exigibilidade do crédito tributário nos termos do art. 151, IV, do CTN, para determinar que as autoridades, por si ou por seus agentes, abstenham-se de autuar, inscrever em dívida ativa, negar emissão de certidão de regularidade fiscal e efetuar cobrança de valores a título de ISS.

O pedido foi acatado pela juíza em liminar, que agora foi ratificada.

A magistrada pontuou que "as informações prestadas, embora de elogiável esforço e lógica argumentativa, não conseguiram infirmar as conclusões já estabelecidas em cognição sumária".

Nos autos, Gilsa Elena Rios aplicou a tese fixada pelo STF no julgamento do RE 940.769, com repercussão geral, que assim estabelece:

"É inconstitucional lei municipal que estabelece impeditivos à submissão de sociedades profissionais de advogados ao regime de tributação fixa em bases anuais na forma estabelecida por lei nacional."

Com efeito, ratificou a liminar e concedeu a segurança para assegurar às sociedades de advogados associadas e filiadas às impetrantes o direito de declarar e recolher o ISS devido pelas sociedades profissionais sem as alterações introduzidas pela lei 17.710/21 no artigo 15 da lei 13.701/03.

Veja a sentença.

_______

t

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas