MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MP denuncia delegado por abuso de autoridade na prisão de advogadas
Denúncia | RJ

MP denuncia delegado por abuso de autoridade na prisão de advogadas

As advogadas atuavam no caso de suposto plágio de livro do padre Marcelo Rossi. Elas foram detidas sob a acusação de que auxiliaram a cliente na possível fraude.

Da Redação

quarta-feira, 13 de abril de 2022

Atualizado às 09:04

O MP/RJ denunciou o delegado Maurício Demetrio, e o inspetor Celso de Freitas Guimarães, por abuso de autoridade e fraude processual por prenderem duas advogadas em pleno exercício profissional. Elas atuavam no caso da escritora que acusou o padre Marcelo Rossi de plágio no livro Ágape.

Prisão

Em 2019, ao se dirigir até a delegacia junto com as advogadas, a escritora do processo apresentou um registro da obra que diz ter sido plagiada pelo padre. No entanto, o registro foi considerado falso e o delegado determinou a prisão da mulher e das advogadas, acusando as três de terem cometido falsificação, formação de quadrilha, denunciação caluniosa e estelionato. O caso foi noticiado pelo Fantástico.

Na época da prisão, maio de 2019, a OAB do Rio entregou nas mãos do então PGE uma representação por abuso de autoridade contra o delegado. Assinada pelo presidente da Seccional, Luciano Bandeira, e pelos principais representantes da Ordem, a representação, de caráter administrativa e penal, sustentava que a prisão das colegas em pleno exercício profissional foi ilegal.

"Organização criminosa"

Na época, Maurício Demetrio pediu a abertura de inquérito contra os signatários da petição: o presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, e o da Comissão de Prerrogativas, Marcello Oliveira. Na peça, o delegado chamou a Ordem de "organização criminosa".

Em julho de 2019, o juiz Paulo Roberto Sampaio Jangutta, da 41ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, concedeu habeas corpus para arquivar este inquérito.  

A denúncia do Ministério Público é assinada pelo promotor da 1ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada do Núcleo da Capital, André Luis Cardoso. Embora Demetrio já esteja preso acusado de chefiar uma organização criminosa, o MP/RJ entende que mantê-lo preso é primordial por haver "evidente risco à ordem pública com a liberdade do denunciado", uma vez que as testemunhas se sentiriam constrangidas em depor contra o delegado, caso ele ganhe a liberdade.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...