MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PagSeguro é responsável por fraude em venda feita pela plataforma
Res inter alios

PagSeguro é responsável por fraude em venda feita pela plataforma

Magistrado destacou que a empresa é, sim, responsável pelo ressarcimento do valor, pois "sendo ela uma prestadora de serviço, deveria melhor zelar pelo interesse de seus usuários e também pelo interesse público".

Da Redação

segunda-feira, 18 de abril de 2022

Atualizado às 16:23

Banco que teve de indenizar consumidor vítima de fraude no PagSeguro será ressarcido pela plataforma. A decisão é do juiz de Direito Renato Acacio de Azevedo Borsanelli, da 2ª vara Cível de SP, que utilizou o princípio "res inter alios" ao fundamentar que um contrato não pode afetar adversamente os direitos de quem não é parte de tal relação contratual. 

 (Imagem: Freepik)

PagSeguro deve ser responsável por fraude em venda feita pela plataforma.(Imagem: Freepik)

À Justiça, um banco alegou ter sido condenado ao pagamento de indenização a consumidor que foi vítima de uma fraude referente a venda feita pela plataforma PagSeguro. Narrou, ainda, que a empresa atuante na área de pagamento eletrônico foi a única beneficiária pelo ocorrido, motivo pelo qual sustentou ter direito de regresso e solicitou o ressarcimento do valor pago na ação anterior.

A PagSeguro, por sua vez, sustentou não ter responsabilidade pelo ocorrido, uma vez que o beneficiário pela fraude foi o vendedor que utilizou da plataforma para receber o pagamento.

Ao analisar o caso, o magistrado destacou que a PagSeguro é parte legítima, pois "fez parte da cadeia em que a fraude se operou". Asseverou, ainda, que a empresa é, sim, responsável pelo ressarcimento do valor, pois "sendo ela uma prestadora de serviço, deveria melhor zelar pelo interesse de seus usuários e também pelo interesse público".

Por fim, a magistrada pontuou que não importa se foi o vendedor ou a plataforma que se beneficiou com a fraude. Nesse sentido, sob o fundamento da res inter alios, condenou o PagSeguro a ressarcir o valor pago pela instituição bancária em ação anterior.

Especialista analisa

O advogado Peterson dos Santos, sócio-diretor do escritório EYS Sociedade de Advogadospontuou que essa decisão cria precedentes para ampliar a ótica da jurisprudência. "Aos poucos, com argumentos fortes, verídicos e pautados na ética e na transparência com o judiciário, além de fazer valer a verdadeira justiça, é possível reaver valores, satisfazer o nosso cliente e, consequentemente, o usuário dele também", concluiu.

Leia a sentença

_____

t

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...