MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Desafio de Acesso à Justiça: Instituto Mattos Filho abre inscrições
Desafio

Desafio de Acesso à Justiça: Instituto Mattos Filho abre inscrições

Iniciativas que promovam a cidadania, a democracia e os Direitos Humanos podem concorrer ao prêmio.

Da Redação

terça-feira, 19 de abril de 2022

Atualizado às 08:22

A 4ª edição do "Desafio de Acesso à Justiça", promovido pelo Instituto Mattos Filho, uma iniciativa dos sócios do escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados, está com inscrições abertas para projetos de impacto social de todo o país. A premiação reconhece iniciativas de acesso à Justiça, que promovem a cidadania, a democracia e os Direitos Humanos de grupos em situação de vulnerabilidade social no Brasil. 

Desde 2019, o programa do Instituto Mattos Filho incentiva projetos que fazem a diferença na realidade daqueles que têm seus direitos violados e contam com boas práticas de governança, transparência e participação social.

"Nosso objetivo sempre será ampliar o acesso à Justiça, que é um direito de todos, e estimular projetos e organizações com potencial de impactar positivamente a sociedade e, principalmente, os grupos sociais em risco no contexto brasileiro", declara Roberto Quiroga, um dos idealizadores do prêmio e diretor do Instituto Mattos Filho.

 (Imagem: Divulgação)

Roberto Quiroga(Imagem: Divulgação)

Como posso inscrever meu projeto?

Os interessados em participar do 4º Desafio de Acesso à Justiça podem se inscrever gratuitamente até o dia 31/5/22, no site do Instituto Mattos Filho, no qual também está disponível o regulamento. Nesta primeira fase, é necessário fazer o cadastro e preencher o formulário online. Ainda, será possível, embora não obrigatório, enviar materiais complementares, como texto (até uma página), áudio ou vídeo (com até dois minutos de duração) contando sobre a iniciativa.

A 4ª edição do Desafio de Acesso à Justiça somente aceitará projetos que tenham origem e atuação em território nacional, e que sejam realizados por pessoas físicas, coletivos, movimentos sociais, alianças e redes (institucionalizados ou não), além de Organizações da Sociedade Civil e de grupo universitários (por exemplo, agremiações estudantis de Direito) e/ou vinculados a instituições de ensino (como departamentos jurídicos).

Neste ano, ganhadores serão anunciados na primeira semana de outubro de 2022 e o valor total do prêmio é de R$ 150 mil, a ser dividido entre os vencedores.

O júri responsável por selecionar as iniciativas será formado por especialistas com notório conhecimento e ativa participação no campo do acesso à Justiça e na defesa dos direitos humanos, além de representantes do escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados. Os projetos serão avaliados a partir dos seguintes critérios: capacidade de promover, ampliar e fortalecer o acesso à Justiça no país, potencial de impacto da solução e efetividade da proposta apresentada.  

 Projetos vencedores da edição de 2021

 Na 3ª edição do Desafio de Acesso à Justiça, realizada em 2021, foram reconhecidas e premiadas seis iniciativas: o projeto "Abayomi Juristas Negras" (PE); a "Assessoria Jurídica para Pessoas Vivendo Com HIV/Aids" da organização da sociedade civil Gestos (PE); a associação sem fins lucrativos "Innocence Project Brasil" (SP); o projeto "É de Direito", do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (TO); o "Acesso à justiça em comunidades de ocupação: Prasjur descentralizado e transdisciplinar", coordenado pelo Programa de Práticas Sociojurídicas da Unisinos (RS); e o "Programa Ambiente-se", criado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG).

 "O Desafio de Acesso à Justiça é o caminho que encontramos para contribuir com a maior efetivação dos direitos humanos, a partir do incentivo a projetos que impactam positivamente as comunidades que mais requerem o acesso à Justiça. Assim, também unimos forças para promover a cidadania e a democracia em nosso país", comenta Flavia Regina Oliveira, diretora do Instituto Mattos Filho.

t

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista