MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Resultado do sorteio do e-book "Centelhas de tempestade: a diplomacia em um mundo em transformação"
Promoção

Resultado do sorteio do e-book "Centelhas de tempestade: a diplomacia em um mundo em transformação"

A preocupação deste livro está nos elementos de longo prazo da vida internacional, seja no aspecto instrumental, diplomático, seja no aspecto de configuração de possibilidades econômico-financeiras, geopolíticas e/ou tecnológicas.

Da Redação

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Atualizado às 12:18

A obra online "Centelhas de tempestade: a diplomacia em um mundo em transformação" (Expressa - 164p.), de autoria de Paulo Fernando Pinheiro Machado, 2º vice-presidente da Comissão de Direito Aduaneiro, Marítimo e Portuário do IAB, membro das comissões de Direito Internacional do IAB e da OAB/PR, oferece uma reflexão prática a respeito do atual sistema internacional e do papel do Brasil nele, a partir da experiência profissional do autor. 

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

São apresentadas análises sobre os elementos mais profundos do sistema internacional, de caráter estrutural, dos quais depende a articulação do próprio sistema, e cuja configuração baliza a negociação dos temas da agenda internacional, que se dá sobre o pano de fundo desse sistema. 

A preocupação deste livro está nos elementos de longo prazo da vida internacional, seja no aspecto instrumental, diplomático, seja no aspecto de configuração de possibilidades econômico-financeiras, geopolíticas e/ou tecnológicas. Verificam-se quatro principais forças que estão desintegrando o atual sistema internacional e moldando o novo sistema ainda em formação, que irá substituí-lo. Essas quatro forças são a pandemia de Covid-19, a Segunda Guerra Fria, a desigualdade estrutural e as novas tecnologias. Dessa forma, esta obra proporciona uma visão geral e muito atual sobre os processos estruturais pelos quais está passando o sistema internacional contemporâneo.

O autor encerra sua análise com um breve apanhado geral da história da diplomacia brasileira, de forma a situar o papel específico que o nosso País tem a desempenhar neste momento tão crítico para a humanidade.

Sobre o atual conflito na Ucrânia, Paulo Fernando Pinheiro Machado considera que pode representar o batismo de fogo dessa nova rede de parcerias estratégicas, que tem Pequim como o nó central. Para ele, a evolução da situação no Leste europeu poderá vir acompanhada, simultaneamente, da eclosão de tensões no Mar do Sul da China e no Oriente Médio, gerando um cenário inédito de conflitos simultâneos de grandes proporções em três pontos geopoliticamente sensíveis do globo. Isso seria nada menos do que uma verdadeira revolução na balança de poder estabelecida ao final da Segunda Guerra Mundial, colocando à prova o próprio conceito de segurança coletiva, que é o princípio-base da Otan.

A questão da Ucrânia poderá se consolidar como o evento de abertura desse novo mundo.

Sobre o autor: 

Paulo Fernando Pinheiro Machado é diplomata, jurista, historiador, escritor e financista. Viveu em vários países e desenvolveu vasta experiência em questões internacionais de alta complexidade, especialmente como encarregado de Negócios do Brasil em Praga e em Copenhague. É 2º vice-presidente da Comissão de Direito Aduaneiro, Marítimo e Portuário do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros, membro das comissões de Direito Internacional do IAB e da OAB/PR, e membro honorário da Comissão Especial de Direito Marítimo, Aeronáutico, Portuário, Aduaneiro e Hidroviário e da Comissão de Relações Internacionais e Integração do Mercosul da OAB/RS.

________

Ganhador

  • Geovane Lopes de Oliveira, de Juiz de Fora/MG.


t
t

________