MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Jovens e inovação" é tema do Dia Mundial da Propriedade Intelectual
PI

"Jovens e inovação" é tema do Dia Mundial da Propriedade Intelectual

O escritório Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados, especializado em Propriedade Intelectual, investe em ações positivas para atrair este público.

Da Redação

terça-feira, 26 de abril de 2022

Atualizado às 09:56

Hoje é celebrado o Dia Mundial da Propriedade Intelectual também nomeado de "World IP Day" ou "WIP-Day".  A data foi estabelecida pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO) e é comemorada todo ano com um tema diferente. Em 2022 a campanha será sobre "A Propriedade Intelectual e os jovens que criam inovações por um futuro melhor".

Um dos pontos focais da iniciativa é possibilitar aos jovens descobrir de quais formas os direitos de propriedade intelectual possam ajudá-los em seus objetivos, gerar renda, transformar ideias em realidade, criar empregos e impactar de forma positiva o mundo ao seu redor. O escritório Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados, especializado em Propriedade Intelectual, investe em ações positivas para atrair este público. O "Startup Desk", projeto da banca, foi criado para contribuir no crescimento de startups com ênfase na proteção dos direitos ligados à tecnologia no Brasil e no exterior. A iniciativa visa buscar a valorização dessas empresas que passam a deter direitos de exclusividade sobre as suas criações em um formato único, viabilizando-as a proteger seus ativos intelectuais.

"Nós adaptamos a forma de se cobrar honorários para a realidade da empresa de forma a viabilizar a necessária proteção de seus direitos intelectuais em um formato de parceria" , esclarece Luiz Edgard Montaury Pimenta, sócio do escritório.

 (Imagem: Divulgação)

Luiz Edgard Montaury Pimenta(Imagem: Divulgação)

No site da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) há a informação de 12.676 startups cadastradas no Brasil e também uma pesquisa realizada com o público de 2.500 startups. Destas, 44% são de público jovem, com idades entre 20 e 35 anos. De acordo com os Dados do Radar Tecnológico de 2021, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), existem 3.523 Startups Brasileiras que utilizam a Propriedade Intelectual, destas, 41% estão sem ativos. Outro dado significativo é de que as cinco principais Classificações Nacionais de Atividades Econômicas (CNAEs) das Startups são: Serviços de TI (1066), Serviços de Informação (468), Educação (220), Outras atividades científicas e técnicas (219) e Serviço administrativo e escritório (194).

"As startups focadas em inovação tem apresentado um crescimento exponencial. A questão preocupante é que muitas delas não se atentam para o quão importante é proteger os direitos de propriedade intelectual e deixam de protegê-los no Brasil e em outros países. E qual o resultado disso? Uma perda de valor no mercado. Um dos nossos principais objetivos é que com esses incentivos o público jovem passe a poder proteger o que de mais valioso essas startups carregam: sua propriedade intelectual", completa Luiz Edgard Montaury.

Sensibilizar o público da campanha deste ano é um passo importante para que os jovens passem a dar o devido valor a adequada proteção à propriedade intelectual e descobrir como ela pode agregar valor ao seu negócio, gerar renda e promover oportunidades de negócios.

t

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS