MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Ação no TJ/SP pede inclusão de trans na distribuição de absorventes
Política pública

Ação no TJ/SP pede inclusão de trans na distribuição de absorventes

A ADIn questiona lei de São Paulo que exclui pessoas que não se identificam com o gênero feminino.

Da Redação

terça-feira, 3 de maio de 2022

Atualizado às 08:39

O TJ/SP deve julgar nesta quarta-feira, 4, uma ADIn para incluir pessoas transmasculinas na política de distribuição de absorventes da prefeitura de São Paulo, estabelecida pela lei 17.574/21. A ação, movida pelo PSOL a pedido da vereadora Erika Hilton, conta com a sustentação oral do professor e advogado Davi Tangerino, do Davi Tangerino Advogados.

 (Imagem: Pexels)

Ação no TJ/SP pede inclusão de trans na distribuição de absorventes.(Imagem: Pexels)

A ação questiona lei municipal que exclui pessoas que não se identificam com o gênero feminino e pede que a lei considere como beneficiários do programa qualquer estudante que esteja suscetível à pobreza menstrual, independentemente de sua identidade de gênero. Esse pode ser o primeiro precedente do TJ/SP que reconhece a existência e necessidade de pessoas transmasculinas em políticas públicas originalmente direcionadas apenas a mulheres.

Durante a discussão do projeto que resultou na lei, a vereadora, junto com o vereador Thammy Miranda, chegou a apresentar um substitutivo para solucionar a questão, que foi rejeitado em plenário. No curso do processo, a Procuradoria-Geral de Justiça deu parecer pela procedência da ação, porém por meio de uma solução distinta da proposta.

A ação está sob relatoria do desembargador Matheus Fontes.

_______________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas