MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Para especialista em gestão financeira, o sucesso começa no lucro zero
Fincanceiro

Para especialista em gestão financeira, o sucesso começa no lucro zero

Empresário: você conhece o seu ponto de equilíbrio?

Da Redação

quinta-feira, 5 de maio de 2022

Atualizado em 4 de maio de 2022 18:30

Saber o ponto de equilíbrio financeiro do negócio é fundamental, no entanto muitos empreendedores tem dificuldades de entender o que é e como analisá-lo. Além de identificar o custo, a despesa e o investimento, é preciso conhecer a quantidade de produtos ou serviços a serem vendidos para chegar ao lucro zero. Esse é o chamado ponto de equilíbrio da empresa.

A especialista em gestão de financeira e preços Beatriz Machnick, da BM Finance Group, explica que entender e reconhecer esses conceitos é o primeiro passo para o sucesso.

 (Imagem: Pexels)

(Imagem: Pexels)

"Se a empresa vender menos unidades do que as definidas no ponto de equilíbrio, terá prejuízo. Se vender mais, terá lucro. Assim, os empresários devem se programar e se planejar para sempre vender mais que seu ponto de equilíbrio".

Conhecer o faturamento mínimo mensal para cobrir os gastos, garante fluxo para pagamentos, reserva de caixa e ainda define quanto se deve lucrar a mais.

Para ela, a gestão financeira é muito mais útil para projetar o futuro da empresa do que para tratar do passado.

"O resultado que já passou fica apenas na esfera de aprendizado, seja ele positivo ou negativo. O objetivo de profissionalizar o departamento financeiro é poder usar as finanças de forma assertiva como um direcionador para o futuro. Esses conhecimentos técnicos farão com que os danos sejam praticamente anulados. Quando passamos a ter isso como prioridade, temos a maturidade para organizar os dados dentro de uma estrutura para o futuro, construindo o planejamento financeiro desejado".

Por fim, manter as finanças organizada é essencial para um bom fluxo de caixa. É isso que permite ao empresário identificar, de maneira clara e objetiva, os gastos, as despesas e planejar o crescimento da corporação.

__________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas