MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Professor Celso Barros Coelho comemora 100 anos
Centenário

Professor Celso Barros Coelho comemora 100 anos

Roberto Rosas homenageia o catedrático de Direito Civil, deputado federal e ex-presidente da OAB/PI.

Da Redação

terça-feira, 17 de maio de 2022

Atualizado às 13:54

Em maio o mundo jurídico comemora uma data histórica - 100 anos de vida de Celso Barros Coelho, professor catedrático de Direito Civil, deputado federal, ex-presidente da OAB/PI por cinco mandatos, professor na UnB, na Universidade Federal do Piauí, e grande advogado. Por ocasião da data, o advogado Roberto Rosas (Rosas Advogados) relembra texto publicado em 2016 no livro "Perfis paralelos - juristas", escrita pelo centenário jurista, onde traçou fies retratos de Rui Barbosa, Miguel Reale, San Tiago Dantas e outros grandes nomes:

"É uma grande honra prefaciar esta obra elaborada com tanto zelo e critério como uma forma, a meu ver, de homenagear grandes juristas brasileiros e, consequentemente, reconhecer legado que deixaram para o nosso direito pátrio.

Escrevi o livro "Perfis do Mundo Jurídico" publicado em 2011 e, por isso, me identifico com o professor e poeta Celso Barros Coelho na empreitada que se inicia agora para o leitor, mas que, para o autor, não tem começo nem fim, é linear de vida e de eternidade. É a própria eternidade se fazendo viva.

Que é perfil? Foi esta a pergunta que me fiz em minha obra de mesma temática. Recorri ao Dicionário. Para o Aurélio é a descrição de uma pessoa em traços mais ou menos rápidos. Para o Houaiss são traços que se destinam a realçar características básicas.

Ambas as descrições caem muito bem nesta esmerada obra que, por mais caprichada e caprichosa, jamais poderia abarcar além de traços dos grandes juristas aos quais se refere. Nada obstante, por mais despretensiosos que sejam estes traços, têm eles a missão e a pretensão galã de realçar as peculiaridades de cada perfil, de cada jurista, para exortar o leitor a os conhecer melhor, ainda que palidamente.

Pouco posso adicionar ao esmerado trabalho que esta obra personifica na exaltação das qualidades mais conhecidas ao público como também as mais caras aos homenageados e aos que os conheciam intimamente, e com alguns tenho ou tive ligações."

 (Imagem: Divulgação)

100 anos de Celso Barros Coelho(Imagem: Divulgação)

t