quinta-feira, 7 de julho de 2022

MIGALHAS QUENTES

fechar

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Perícias em Engenharia: Uma Visão Contemporânea"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Perícias em Engenharia: Uma Visão Contemporânea"

A obra apresenta consolidação de termos, conceitos, procedimentos e metodologias na área de Avaliações de Bens, Inspeções Prediais e Perícias de Engenharia.

sexta-feira, 20 de maio de 2022

A obra "Perícias em Engenharia: Uma Visão Contemporânea" (Leud - 320p.), coordenada por Flávio Fernando De Figueiredo, reúne especialistas nacionais em prol da qualidade e credibilidade da atividade que une arquitetos e engenheiros de todas as áreas a advogados, operadores do Direito e juízes.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

A atividade pericial se impõe cada vez mais nos dia a dia dos contratos e na segurança das edificações, assim como em estudos e registros objetivos que fundamentam as investigações e decisões judiciais nos processos e cortes de arbitragem. Atua tanto nos conflitos como na prevenção deles e de acidentes, cercando todas as formas de evitá-los, assim como mortes, consequências e acúmulo de ações judiciais. Além de tornar mais precisas as decisões nos tribunais que costumam envolver quantias vultuosas e grande interesse público.

O coordenador, Flavio Figueiredo, durante dois anos reuniu profissionais destacados, todos com trabalhos exemplares em suas atividades. O resultado mostra os avanços do setor, as atualizações das leis, formas de trabalho em obras de todas as dimensões, desde pequenas edificações até as grandes estruturas como as de pontes, viadutos, barragens, e obras de infraestrutura.

"Abrangente, o livro aponta a necessidade de atualização dos temas, além do registro das mudanças recentes ocorridas nas leis e normas que regem a atividade pericial. Ao mostrar experiências profissionais exitosas, os autores trazem recomendações fundamentais para o aprimoramento e crescimento dos que atuam ou pretende atuar na atividade, cada vez mais requerida pela sociedade e área jurídica", observa Flávio.

"Hoje, grande parte dos grandes contratos nacionais e multinacionais já requer explicitamente a atuação de peritos em casos que possam gerar alguma discórdia, inclusive entre sócios e investidores. Nas diligências e casos de compliance, por exemplo, tornam-se fundamentais suas investigações e conclusões", acrescenta.

Os capítulos versam sobre vistorias de constatação, avaliação comparativa de conformidade, estudo de causalidade, análise e avaliação de impactos econômicos e financeiros de contratos de construção, inspeção de obras de infraestrutura como viadutos e barragens e comitês de resolução de conflitos, incluindo a visão ética da atividade e busca de formas cada vez mais claras de apresentação de resultados.

A obra apresenta consolidação de termos, conceitos, procedimentos e metodologias na área de Avaliações de Bens, Inspeções Prediais e Perícias de Engenharia. Nenhum aspecto da atividade escapa ao conteúdo da obra, como as recentes revisões de normas técnicas, a adequação ao CDC, às leis de arbitragem e ao novo CPC, além das normas estabelecidas pelo próprio instituto que regula os profissionais, no caso, o IBAPE. 

Sobre o coordenador:

Flávio Fernando De Figueiredo é Engenheiro Civil, Consultor, Conselheiro do IBAPE/SP, Diretor da Figueiredo & Associados.

___________

Ganhador:

  •  Vânia Maria Babilon, de Colatina/ES.

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 20/5/2022 10:02