MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Eleições: TSE firma acordo com Telegram contra fake news
Combate à desinformação

Eleições: TSE firma acordo com Telegram contra fake news

Acordo prevê medidas do Tribunal para incentivar a circulação de informações oficiais sobre o processo eleitoral.

Da Redação

terça-feira, 17 de maio de 2022

Atualizado às 19:15

Nesta segunda-feira, 16, o TSE e o Telegram celebraram acordo de colaboração mútua para enfrentamento da desinformação.

A parceria, que vigora até 31/12/22, envolve a criação de um canal oficial do TSE na plataforma para divulgar informações oficiais sobre as eleições, suporte da equipe técnica do Telegram para o desenvolvimento de um robô para tirar dúvidas dos usuários sobre as eleições, bem como o desenvolvimento de uma nova funcionalidade na plataforma para marcação de conteúdos desinformativos.

 (Imagem: Freepik)

Combate à desinformação: TSE e Telegram formalizam parceria.(Imagem: Freepik)

Além de apoio técnico e inovações no produto para enfrentar a desinformação, a plataforma se comprometeu a apoiar o TSE na divulgação do canal para todos os usuários do Telegram no país.

Também será disponibilizado um canal extrajudicial para que o TSE realize denúncias na plataforma. Quando houver denúncias, o Telegram conduzirá investigação interna para verificar se os canais indicados violaram os termos de serviço e políticas da plataforma.

Ademais, o Tribunal se compromete a fornecer informações e relatórios sobre o desenvolvimento das eleições que possam ser importantes para que o Telegram desenvolva políticas internas e melhores práticas.

Outros acordos

No dia 15 de fevereiro, o TSE firmou ou renovou parceria com as principais redes sociais e plataformas digitais de compartilhamento de mensagens e vídeos. Fazem parte do acordo para ação coordenada de combate às fake news nas eleições de 2022: Twitter, TikTok, Facebook, WhatsApp, Google, Instagram, YouTube, LinkedIn, Kwai e Spotify.

Informações: TSE.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas