MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Novidades SAJ ADV: Gestão financeira em um só lugar
Software jurídico

Novidades SAJ ADV: Gestão financeira em um só lugar

Confira o texto de Aline de Souza Pereira, analista de Conteúdo do SAJ ADV - Software Jurídico.

Da Redação

sexta-feira, 20 de maio de 2022

Atualizado em 19 de maio de 2022 18:27

 (Imagem: Pexels)

(Imagem: Pexels)

O "calcanhar de aquiles" da maioria das empresas é a gestão financeira, uma vez que, se mal feita, esta  pode causar a falência de uma empresa.

Em atividades como a advocacia, por exemplo, esse é um ponto ainda mais delicado. Isso porque, a maioria dos advogados quando se formam bacharéis em Direito, tem pouquíssima ou nenhuma noção de gestão financeira. E isso acontece pois, grande parte dos cursos de Direito do país não foca em disciplinas de empreendedorismo e negócios.

Acontece que, hoje além de os escritórios estarem se tornando mais interdisciplinares, e portanto, contando com profissionais da área financeira, as empresas jurídicas também estão investindo em maior escala em sistemas que contribuam com a atividade jurídica e empresarial.

Isso porque, hoje no mercado existem diversos softwares que contribuem com essa atividade. Um deles é o SAJ ADV, que conta com um módulo financeiro completo para auxiliar na gestão jurídica.

O que é o módulo financeiro do SAJ ADV?

Um sistema é a união de várias partes que fazem funcionar uma estrutura organizada. Um sistema de gestão jurídica, se trata, então, de vários módulos de gestão, unidos em um único ambiente.

No SAJ ADV, um desses módulos é o financeiro, ou seja, a funcionalidade que facilita o controle financeiro do escritório de advocacia.

O módulo financeiro do SAJ ADV é divido em:

  1. Receitas e despesas;
  2. Extrato de conta, caixa e banco;
  3. Solicitações;
  4. Integração de receitas;
  5. Integração de despesas;
  6. Relatórios.

A aba de receitas e despesas é a principal quando falamos em controle financeiro no SAJ ADV.

Isso porque, é nela que você irá lançar todos os pagamentos de seus clientes, e também, todas as dívidas do escritório. Por ela, é possível também acompanhar os inadimplentes.

Além disso, é possível ainda, por meio do módulo financeiro do SAJ ADV fazer a emissão de boletos para os seus clientes.

Na aba de relatórios, você consegue ter acesso aos principais relatórios gerenciais, como Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE), relatório de fluxo de caixa, etc.

Por fim, as outras abas, permitem fazer o que seus nomes indicam: solicitar lançamentos, ver extratos e integrar receitas ou despesas.

Novidades do SAJ ADV

Mensalmente, o SAJ ADV passa por atualizações. Em geral, estas são feitas com base no pedido dos clientes.

Neste artigo, juntei as entregas mais recentes e que fazem total diferença no dia a dia do escritório de advocacia:

1 - Baixa parcial

Uma das possibilidades do módulo financeiro do SAJ ADV é também a baixa de uma receita ou despesa. Isto é, informar ao sistema que a conta foi paga, seja por vocês, seja pelo seu cliente.

Até janeiro deste ano, no entanto, somente era possível realizar a baixa completa de um lançamento financeiro. Ou seja, se o cliente, apesar de não ter parcelado antes, pagar apenas uma parte do que deve e pagará a outra parte futuramente, o sistema não dava baixa naquela receita.

Agora, então, você conseguirá informar ao sistema que o seu cliente fez um pagamento parcial da receita. Assim, ao inserir uma baixa parcial, o sistema cria automaticamente uma nova parcela.

2 - Transferência entre contas

Já informei sobre a possibilidade de fazer uma transferência no SAJ ADV neste artigo. Como já dito, então, esta ação pode ser realizada no mesmo modal em que se faz um lançamento de receita ou despesa.

A lista de transferências realizadas poderá ser visualizada na funcionalidade de extrato de conta, caixa e banco. Mas, se você quiser filtrar, nesta funcionalidade, por uma conta específica, também será possível e nesta constará o valor movimentado.

3 - Descontinuação da experiência anterior

Quem já utiliza o SAJ ADV sabe que desde 2020 estamos passando por mudança de layout e funcionalidades no software, que chamamos "experiência". Algumas funcionalidades, no entanto, ainda se mantinham com a experiência antiga, mesmo já tendo uma nova.

Agora, a experiência antiga do módulo financeiro foi encerrada uma vez que tudo que era necessário na experiência anterior já está disponível na nova.

__________

t