MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Servidor da PF será transferido para cuidar da mãe doente
Liminar

Servidor da PF será transferido para cuidar da mãe doente

Autor sustentou que na forma do entendimento jurisprudencial atualizado, a ausência de dependência econômica não é impeditivo à remoção, pois a dependência pode ser afetiva, social ou psicológica.

Da Redação

terça-feira, 24 de maio de 2022

Atualizado às 13:47

Em decisão liminar, a juíza Federal Diana Wanderlei, da 5ª vara Federal Cível da SJ/DF, permitiu a remoção de servidor da PF para cuidar da mãe doente. A magistrada considerou demonstrada a dependência emocional e afetiva da genitora.

Trata-se de mandado de segurança impetrado pelo servidor para que a PF promova a sua imediata remoção de Montes Claros/MG para Belo Horizonte/MG.

No processo, ele alega que é filho único e que sua mãe, viúva, está acometida de depressão e enfisema pulmonar.

Apesar de ter a anuência da sua chefia imediata, de ter sido submetido a perícia oficial, que concluiu pela necessidade da remoção para suporte familiar efetivo, e da concordância do Superintendente Regional do DPF em Minas Gerais, o pedido foi indeferido, sob a justificativa de que a sua genitora não é dependente econômica.

À Justiça, ele sustentou que na forma do entendimento jurisprudencial atualizado, a ausência de dependência econômica não é impeditivo à remoção, pois a dependência pode ser afetiva, social ou psicológica.

 (Imagem: Freepik)

Juíza permite transferência de servidor para cuidar da mãe doente.(Imagem: Freepik)

O argumento foi acolhido pela juíza ao deferir a liminar.

"No caso, a despeito de o art. 36, III, b, da Lei nº 8.112/90, afirmar que a remoção a pedido, independentemente do interesse da Administração, se efetiva por motivo de saúde de dependente que viva às expensas do servidor e conste de seu assentamento funcional, a pretensão do impetrante possui amparo na jurisprudência do STJ e do TRF1."

Com efeito, deu prazo de 30 dias para que a autoridade impetrada remova o servidor para BH.

O escritório Cunha Pereira e Massara - Advogados Associados atua no caso.

  • Processo: 1028840-51.2022.4.01.3400

______

t

 

Patrocínio

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...