MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. EUA quer diminuir para 180 dias prazo para retirada de visto
Imigração

EUA quer diminuir para 180 dias prazo para retirada de visto

Daniel Toledo, advogado especialista em Direito Internacional, revela que o USCIS pretende estabelecer o período máximo de seis meses para conclusão do processo imigratório

Da Redação

quarta-feira, 1 de junho de 2022

Atualizado às 16:29

Solicitar um visto para os Estados Unidos pode ser um processo árduo, trabalhoso e demorado. No entanto, o Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) quer implementar soluções que diminuam o tempo de processamento de um visto para, no máximo, 180 dias.

De acordo com Daniel Toledo, advogado que atua na área do Direito Internacional, fundador da Toledo Advogados Associados e sócio do LeeToledo PLLC, escritório de advocacia internacional com unidades no Brasil e nos Estados Unidos, o órgão responsável pela imigração no país precisa de uma equipe mais robusta para cumprir esse prazo em algum momento. "Se hoje esse procedimento, que é algo extremamente simples, em que apenas é necessário conferir alguns documentos e apertar um botão 'aprovado', demora entre 8 e 11 meses, significa que eles não têm o número suficiente de pessoas para realizar essa atividade. Acredito que se não aumentarem a equipe, é pouco provável que consigam fazer análise de todos os processos, tanto pendentes quanto novos, em até seis meses", opina.

Serviço de imigração quer implementar soluções que diminuam o tempo de processamento do visto (Imagem: Divulgação)

Serviço de imigração quer implementar soluções que diminuam o tempo de processamento do visto(Imagem: Divulgação)

Visando a redução do número de processos pendentes, o USCIS promete estabelecer novas metas de tempo de ciclo interno, que são métricas criadas para orientar a equipe de trabalho a reduzir as pendências do órgão, afetando diretamente o tempo que a agência leva para organizar todos os casos.

O advogado relembra que a iniciativa do Premium Processing, disponível para alguns tipos de vistos, também foi criada com o intuito de agilizar as solicitações. "Muitas pessoas reclamam que o Premium Processing é muito caro, mas é uma escolha que cada um tem em pagar ou não pelo serviço. Caso não exista uma urgência, não há necessidade de solicitar o artifício. Mas existem situações em que a necessidade de um visto é de suma importância, fazendo com que o valor pago no Processamento Premium seja o menor", pontua.

O USCIS pretende implementar, por meio de uma abordagem em fases, a disponibilidade de processamento premium no Formulário I-539, I-765 e I-140 ainda no ano fiscal de 2022.

Embora veja o movimento com bons olhos, Toledo não acredita que os planos serão implementados tão cedo. "Acredito que essa análise e processamento, em um prazo máximo de 180 dias, não deva acontecer nos próximos meses ou algo parecido, principalmente porque eles realmente precisam de estrutura e de novas pessoas. Além disso, é necessário treinar esses novos colaboradores e, obviamente, isso não acontece da noite para o dia. No entanto, quando as metas estabelecidas começarem a ser alcançadas, sem dúvidas, trará benefícios a todos aqueles que querem realizar o processo de imigração para os Estados Unidos", finaliza.

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas