MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Arnoldo Wald Filho assume a Comissão de Arbitragem e Mediação da OAB/SP

Arnoldo Wald Filho assume a Comissão de Arbitragem e Mediação da OAB/SP

x

Da Redação

quinta-feira, 15 de março de 2007

Atualizado às 08:10


OAB/SP

Arnoldo Wald Filho assume a Comissão de Arbitragem e Mediação da OAB/SP

Comissão pretende organizar cursos e promover eventos com a participação das faculdades de Direito, Câmaras de Arbitragem e Mediação e das Escolas da Magistratura e da Advocacia.

O novo presidente da Comissão de Arbitragem e Mediação da OAB/SP - Arnoldo Wald Filho - define São Paulo como o futuro centro de arbitragem da América Latina. Com base nesta análise, uma das prioridades de sua gestão será investir fortemente no preparo de profissionais para atuar nesta área em todo o Estado de São Paulo e dinamizar a Comissão num momento em que a arbitragem tem evoluído em proporções geométricas nos últimos dez anos, proposta que conta com o integral apoio da Diretoria. Cacife para isso não falta a Wald Filho, que acumula mais de 20 anos de atuação profissional nos tribunais de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, além de árbitro da Câmara da Fundação Getúlio Vargas.

"Pretendemos impulsionar essa nova frente para o mercado de trabalho dos advogados com um programa de democratização da arbitragem, incorporando um maior número de profissionais na nova atividade e preparando as novas gerações de advogados no sentido de ampliar e fortalecer o setor", destaca Wald Filho. Para tanto, pretende organizar cursos e promover eventos com a participação das Faculdades de Direito, das Câmaras de Arbitragem e de Mediação e das Escolas Paulistas da Magistratura e da Advocacia.

Embora exista a possibilidade de se ter leigos em Direito como árbitros - analisa Wald Filho - a tendência mundial tem mostrado que são os advogados os profissionais melhor aparelhados para a função: isso requer dos órgãos de classe um papel essencial na formação e acompanhamento das atividades tanto no plano técnico como no ético. Hoje, são realizadas mais de quatro mil arbitragens-ano em todo o país, sendo que a mais significativa fatia dos litígios comerciais e trabalhistas é solucionada em São Paulo. "Isso explica a importância da ação da OAB/SP no sentido de dar à classe o devido apoio para a formação e aprimoramento dos profissionais com materiais e informações para o desenvolvimento da advocacia no setor", diz.

Conforme Wald Filho, a arbitragem não pode nem deve, competir com o Poder Judiciário que oferece apoio e exerce um poder de controle sobre as decisões arbitrais. "Os campos de atuação são diversos e o bom funcionamento da arbitragem pressupõe diálogo e entendimento entre árbitros e juízes. Essa colaboração se torna ainda mais necessária diante da globalização, da multiplicação de questões internacionais complexas e da necessidade que o comércio tem de decisões cada vez mais rápidas e qualificadas", diz o presidente da Comissão enfatizando que a circunstância de um mundo pluripolarizado impõe a São Paulo, ao lado dos centros tradicionais de arbitragem, como Paris, Londres e Nova Iorque, um protagonismo fundamental na solução de litígios locais e internacionais. "Não existi, na América do Sul, outra cidade tão aparelhada para assumir essa condição", atesta.

______________

 

 

 

_______________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA