MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TST: Limpeza de banheiro público tem grau máximo de insalubridade
Insalubridade

TST: Limpeza de banheiro público tem grau máximo de insalubridade

Decisão é do ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho, ao dar provimento a recurso de revista. Ministro reafirmou súmula do Tribunal neste sentido.

Da Redação

terça-feira, 7 de junho de 2022

Atualizado às 16:54

O pagamento de adicional de insalubridade a trabalhadores que higienizam instalações sanitárias de uso público ou coletivo de grande circulação e respectiva coleta de lixo deve ser feito em grau máximo, conforme estabelecido pela sumula 448, II do TST. Assim decidiu o ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho, ao dar provimento a recurso de revista.

No caso, o TRT da 13ª região, muito embora tivesse reformado a sentença para confirmar o direito da obreira ao recebimento do adicional de insalubridade, acabou por fixá-lo em grau médio, o que foi desafiado pela reclamante através de recurso de revista.

A decisão do TST confirmou que a análise de condições a respeito dessa atividade, para definição do dever ou não de pagamento de adicional de insalubridade, é sempre qualitativa, não havendo possibilidade de reduzir o grau do adicional através de uma análise quantitativa de exposição.

 (Imagem: Fellipe Sampaio/TST)

Limpeza de banheiro público tem grau máximo de insalubridade, decide ministro Ives Gandra.(Imagem: Fellipe Sampaio/TST)

O ministro destacou que a decisão do regional contraria a jurisprudência sedimentada do TST e o entendimento consignado na súmula 448, II, do TST, a qual dispõe:

II - A higienização de instalações sanitárias de uso público ou coletivo de grande circulação, e a respectiva coleta de lixo, por não se equiparar à limpeza em residências e escritórios, enseja o pagamento de adicional de insalubridade em grau máximo, incidindo o disposto no Anexo 14 da NR-15 da Portaria do MTE nº 3.214/78 quanto à coleta e industrialização de lixo urbano.

A ação foi patrocinada pelo escritório Coriolano Advocacia, em defesa dos interesses de reclamante trabalhista.

Leia a decisão.

___________

t

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA