MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Saul Tourinho inicia pós-doutorado na Alemanha
Direito Constitucional

Saul Tourinho inicia pós-doutorado na Alemanha

Curso será na Universidade Humboldt, em Berlim, sob a orientação do professor Dieter Grimm.

Da Redação

segunda-feira, 27 de junho de 2022

Atualizado às 15:21

O constitucionalista Saul Tourinho Leal, sócio da banca Ayres Britto Consultoria Jurídica e Advocacia, embarca nesta segunda-feira, 27/6, para Berlim, onde iniciará um pós-doutorado na Universidade Humboldt, sob a orientação do professor Dieter Grimm.

Grimm, além de professor da instituição, também foi professor da Universidade Yale, nos Estados Unidos, tendo sucedido o jurista Konrad Hesse no Tribunal Constitucional Federal alemão. Suas obras sobre Direito Constitucional são conhecidas em todo o mundo.

 (Imagem: Divulgação)

Saul Tourinho Leal(Imagem: Divulgação)

Saul Tourinho Leal definiu, como objeto de pesquisa, o tema: "O dever da verdade na jurisdição constitucional". Os estudos se voltam para o aperfeiçoamento do processo constitucional, com enfoque no Supremo Tribunal Federal.

"Será uma oportunidade de, sob a supervisão do professor Dieter Grimm, adensar as discussões relativas a um tema essencial ao nosso tempo", afirma Tourinho.

O constitucionalista é doutor em Direito Constitucional pela PUC/SP, onde defendeu a tese "Direito à Felicidade", utilizada pelo STF em temas relacionados a direitos fundamentais, como o julgamento das uniões homoafetivas. Trabalhou, como assessor estrangeiro, na Corte Constitucional da África do Sul e na vice-presidência da Suprema Corte de Israel. É sócio do jurista Ayres Britto, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal.

t