MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Professor da FGV Direito Rio fala sobre a derrubada do aborto nos EUA
Aborto

Professor da FGV Direito Rio fala sobre a derrubada do aborto nos EUA

Para Wallace Corbo, decisão pode impactar as eleições para o Congresso americano.

Da Redação

terça-feira, 28 de junho de 2022

Atualizado às 15:02

A decisão da Suprema Corte americana de derrubar o direito ao aborto legal no país sinaliza uma guinada conservadora na instância superior da Justiça dos Estados Unidos e pode repercutir nas próximas eleições para o Congresso americano, que acontecem na metade do mandato de Joe Biden. 

Essa é análise do professor da FGV Direito Rio, Walace Corbo, a respeito da votação que, por seis a três, anulou uma decisão estabelecida pelo mesmo tribunal em 1973, conhecida como "Roe vs Wade".

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Segundo o professor, com a eleição de Donald Trump, que nomeou três ministros conservadores para a Suprema Corte dos EUA, a direita conservadora e o Partido Republicano alcançaram a maioria que almejava durante 50 anos.

"Essa decisão tende a ser um grande marco da história dos EUA. Desde 1973, quando a Suprema Corte reconheceu o aborto, toda a ala conservadora da política americana, em última análise o Partido Republicano, se organizou para superar o julgado de 1973. E para superar isso, esse grupo buscou maioria na Suprema Corte nos últimos 50 anos".

Com a maioria conservadora, a tendência é que haja uma guinada à direita nas decisões mais controvertidas da Suprema Corte nos EUA.

"Tendemos a ver uma evolução dessas questões nos próximos meses, com muitos estados editando leis proibindo o aborto. Eventualmente, isso vai interferir também no jogo político americano, quando se aproximam as eleições que acontecem no meio do mandato presidencial e que podem, de alguma forma, afetar a composição do Congresso americano", explicou o professor. 

Aprovada por um placar de seis a três na Suprema Corte dos EUA, a decisão derrubou o entendimento de que a Constituição garante o direito das mulheres norte-americanas a fazerem interrupção da gravidez. Com a medida, cada estado é livre para decidir se o aborto é proibido ou legal. 

_________

t

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...