MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Família e Felicidade: Uma leitura do GEFAM"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Família e Felicidade: Uma leitura do GEFAM"

A obra é resultado da produção acadêmica dos membros do GEFam - Grupo de Estudos Família e Felicidade: objeto e objetivo, e de palestrantes convidados, ao longo dos seus sete anos de existência.

Da Redação

quarta-feira, 6 de julho de 2022

Atualizado às 15:21

A obra "Família e Felicidade: Uma leitura do GEFAM(Matrioska - 532p.) é resultado da produção acadêmica dos membros do GEFam - Grupo de Estudos Família e Felicidade: objeto e objetivo, e de palestrantes convidados, ao longo dos seus sete anos de existência. Caio Meireles (Battaglia & Pedrosa Advogados) é coautor, no capítulo "Prática da Alienação Parental como Fator Determinante para a Colocação da Família em Situação de Vulnerabilidade ou Risco Psicossocial". No texto, o advogado faz uma análise contemporânea do impacto da alienação parental sobre a estrutura do seio familiar. 

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

"O GEFam foi criado pelas professoras Martha Solange Scherer Saad, Lia Cristina Campos Pierson e Maria de Fátima Monte Maltez, docentes das disciplinas Direito de Família, Psicologia Jurídica e Processo Civil, respectivamente. Mais tarde passaram a integrar o grupo os professores Fernanda Pessanha do Amaral Gurgel e João Ricardo Brandão Aguirre, docentes da disciplina Direito Civil, todos lecionando na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O grupo de estudos nasceu do interesse das professoras em temáticas que não integram o currículo da graduação e da necessidade de ampliarmos os debates surgidos em sala da aula. A concretização da ideia tomou fôlego quando notamos muitas intersecções possíveis nas discussões e reflexões de cada uma das disciplinas, ou seja, abriríamos um novo conjunto de interesses onde a lei, a doutrina, a jurisprudência e a pesquisa e prática de outros colegas, de dentro da universidade e de outras instituições, poderiam realizar trocas ricas em diversidade de pensamentos e de visões de mundo.

Uma característica marcante do GEFam é a presença constante e importante dos ex-alunos e ex-alunas na sua composição. Isso demonstra a abertura de um campo de discussão para a prática do Direito de Família, o que enriquece a experiência dos alunos da graduação e da pós-graduação, os principais destinatários deste trabalho." Os coordenadores

Coordenadores:

Martha Solange Scherer Saad, Lia Cristina Campos Pierson, Maria de Fátima Monte Maltez, Fernanda Pessanha do Amaral Gurgel e João Ricardo Brandão Aguirre.

__________

Ganhadores:

  • Clayton Rosa de Resende, de Belo Horizonte/MG; e
  • Matheus Pinheiro Gomes da Silva, do RJ.