MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Pastor que obteve título pela fé não consegue vínculo com igreja
Vínculo de emprego

Pastor que obteve título pela fé não consegue vínculo com igreja

TRT-2 entendeu que o vínculo que unia o pastor à sua igreja era de natureza exclusivamente confessional e não empregatícia.

Da Redação

quinta-feira, 7 de julho de 2022

Atualizado às 15:53

A 2ª turma do TRT da 2ª região manteve sentença que afastou o vínculo de emprego entre um pastor e a Igreja Universal do Reino de Deus. De acordo com a decisão, a relação entre as duas partes era de natureza confessional, conclusão obtida a partir do conjunto de provas apresentadas no processo.

De acordo com os autos, o depoimento do homem demonstra ausência de ânimo contratual na sua vinculação com a igreja, uma vez que seu engajamento para o exercício do ofício de pastor teria se dado por fé própria e autodeclarada vocação pessoal.

O pastor disse ainda que, antes de assumir essa posição, já tinha ligação com a instituição em diversas outras atividades e que sempre teve o desejo de ser pastor. Para isso, trilhou todas as etapas necessárias: tornou-se membro da igreja, depois obreiro e passou pelos batismos necessários.

Segundo o juiz-relator, Rodrigo Garcia Schwarz, não se trata de negar a possibilidade de existência de relação de emprego entre o ministro de confissão religiosa e a organização. O caso concreto, no entanto, "evidencia que o vínculo que unia o reclamante à sua igreja era de natureza exclusivamente confessional e não empregatícia".

Com o afastamento do vínculo de emprego, todos os demais pedidos presentes na ação ficaram prejudicados.

 (Imagem: Freepik)

Pastor que obteve título pela fé não consegue vínculo com igreja.(Imagem: Freepik)

Informações: TRT-2

Patrocínio

Patrocínio Migalhas