MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Notícias sobre desrespeito às regras sanitárias não geram indenização
Uso de imagem

Notícias sobre desrespeito às regras sanitárias não geram indenização

Para relator do recurso, imagem de fotógrafo que foi vínculada na imprensa não confere danos morais, visto que o homem desrespeitou, por vontade própria, a norma municipal que impedia o acesso temporário às praias em período pandêmico.

Da Redação

domingo, 10 de julho de 2022

Atualizado às 08:03

A 2ª câmara de Direito Privado do TJ/SP manteve sentença proferida pelo juiz de Direito Ricardo Fernandes Pimenta Justo, da 1ª vara Cível de Guarujá, que julgou improcedente o pedido de indenização por danos morais a um fotógrafo contra dois veículos de comunicação. Além disso, a decisão o condenou ao pagamento de multa de 5% sobre o valor da causa por litigância de má-fé.

De acordo com os autos, o autor da ação realizava um ensaio fotográfico em praia de Santos/SP quando já havia decreto local determinando o fechamento da área por conta da pandemia de covid-19. O fotógrafo foi surpreendido com matérias jornalísticas publicadas pelas emissoras, que noticiaram o fato e causaram manifestações de internautas contrárias ao fotógrafo.

Para o relator do recurso, João Baptista Galhardo Júnior, ao contrário do que foi alegado pelo apelante, o decreto municipal que estabeleceu a proibição do acesso total às praias de Santos/SP é anterior aos fatos. Portanto, conforme constou na decisão de 1º grau, o autor resolveu "desrespeitar, por vontade própria e deliberada, a norma municipal que impedia o acesso temporário às praias" e, sendo assim, "não pode ele agora se sentir constrangido por ter a imprensa apenas noticiado o fato".

O magistrado destacou, ainda, que o autor alegou que a vigência do decreto se deu a partir do dia 15/3, o que não é verdade, configurando a litigância de má-fé.

"No contexto descortinado nos autos, tenho que houve por bem o D. Juízo de primeiro grau em rejeitar a pretensão do autor e condená-lo em litigância por má-fé, cujo teor do julgado bem exprimiu o entrelaçamento entre a situação fática e os reflexos jurídicos."

 (Imagem: FreePik)

Notícias sobre desrespeito às regras sanitárias não geram indenização.(Imagem: FreePik)

Confira aqui a decisão.

Informações: TJ/SP.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas