MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. EUA: É possível pedir visto de imigração com dinheiro de empréstimo?
Opinião | Direito internacional

EUA: É possível pedir visto de imigração com dinheiro de empréstimo?

De acordo com o especialista em Direito Internacional, Daniel Toledo, a possibilidade existe desde que o solicitante siga os protocolos necessários.

Da Redação

sábado, 16 de julho de 2022

Atualizado às 17:18

Muitas pessoas pensam em se mudar de vez para os Estados Unidos. Mas, segundo o especialista em Direito Internacional, do escritório Toledo e Advogados Associados, Daniel Toledo, antes de mais nada, é preciso obter a aprovação de alguma modalidade de visto que disponibilize o Green Card ou uma autorização permanente de moradia.

O advogado comenta que as principais categorias para conseguir esse benefício pedem investimentos realizados em solo norte-americano, e alguns brasileiros se perguntam se é possível ter suas solicitações aprovadas caso o montante investido seja proveniente de empréstimo. E é taxativo ao dizer que a possibilidade existe desde que o solicitante siga todas as normas estabelecidas:

"É possível fazer um empréstimo bancário, familiar ou com algum amigo, seja no seu nome ou no da empresa. O indispensável é documentar tudo isso, porque em quase 100% dos casos, salvo raríssimas exceções, o solicitante será obrigado a demonstrar qual foi a origem desse dinheiro, se os impostos sobre esse valor foram pagos e, principalmente, como isso foi declarado no imposto de renda, seja no Brasil ou nos Estados Unidos."

 (Imagem: Pixabay)

É essencial ter a possibilidade de rastrear e lastrear o empréstimo efetuado.(Imagem: Pixabay)

Daniel afirma que é essencial ter a possibilidade de rastrear e lastrear o empréstimo efetuado.

"Isso serve para demonstrar que o montante veio de forma legal, limpa e que o requerente recolheu imposto sobre ele. Dessa forma, é possível usar o valor para solicitar vistos como o E2, o L1 ou alguma variação da categoria EB, como um EB5 por meio desse empréstimo lastreado em banco."

Cada categoria de visto possui suas particularidades, sendo aconselhável que o solicitante consulte um especialista em imigração para escolher a modalidade de visto adequada na hora de realizar uma solicitação. Toledo afirma que a prática é comum entre aqueles que querem investir e viver nos Estados Unidos e, muitas vezes, pode ser até vantajosa e compartilha alguns exemplos:

"Eu possuo diversos clientes que fizeram empréstimos em banco e esses valores foram em reais, com juros em reais, visando o investimento em um visto EB5. Muitos fizeram isso em 2016 e 2017, quando houve a valorização da moeda americana. Com o investimento dando retorno dólares, o pagamento desses empréstimos acabou sendo facilitado e isso fez com que a perda fosse praticamente nula."

O especialista alerta ainda para a importância de se programar e fazer os cálculos antes de solicitar um empréstimo com altos valores. Dessa maneira, pede cautela pois em muitos casos, é importante fazer a conta antes, para diminuir as chances de erros e de um endividando sem necessidade.

"Se valer a pena, o solicitante pode sim usar de um empréstimo para justificar a origem do dinheiro que vai ser utilizado ao dar entrada em um visto E2, L1 um ou até mesmo EB."

_____

t

 

 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas