MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TST não reconhece equiparação de procuradores de São Paulo

TST não reconhece equiparação de procuradores de São Paulo

xx

Da Redação

terça-feira, 20 de março de 2007

Atualizado às 08:59


Pagamento

TST não reconhece equiparação de procuradores de São Paulo

A Seção Especializada em Dissídios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho julgou indevido o pagamento de vantagens relativas à equiparação salarial de procuradores autárquicos com procuradores do Estado de São Paulo. O relator dos embargos, ministro Carlos Alberto Reis de Paula, esclareceu que a equiparação dos vencimentos entre os procuradores tem vedação expressa no artigo 37, XIII, da Constituição Federal (clique aqui), e na ADIn nº 1434/SP (clique aqui), em que o Supremo Tribunal Federal declarou inconstitucional o artigo da Constituição do Estado de São Paulo que permitia a equiparação.

O ministro Carlos Alberto ressaltou que a Constituição veda a vinculação ou equiparação de vencimentos, para efeito de remuneração de pessoal do serviço público. Além disso, o artigo 17 (caput) do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) não admite a invocação de direito adquirido quando os vencimentos ou proventos estão sendo recebidos em desacordo com a Constituição Federal.

O relator afirmou ainda que o tema está sedimentado pela SDI-1, por meio da Orientação Jurisprudencial nº 297. No pedido, o autor da ação baseou-se justamente no artigo 101 da Constituição paulista, alegando ser a norma jurídica que fundamenta a equiparação de vencimentos dos procuradores.

Em razão da norma, ele recebeu, até outubro de 1996, parcelas denominadas "RAP - Regime de Advocacia Pública", "Honorários Advocatícios" e "Adicional sobre Honorários de Advogado". Afirmou que os valores já haviam se incorporado a sua remuneração, sendo inconstitucional a redução salarial. As parcelas requeridas eram dirigidas aos procuradores estaduais e foram pagas também aos procuradores da administração indireta do Estado, no caso, o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), com respaldo da Constituição Estadual.

O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (São Paulo) havia concedido a equiparação, mas a Quarta Turma do TST, ao julgar o recurso de revista, considerou indevido o pagamento, pois houve violação à Constituição Federal. "A equiparação pretendida se referia a dispositivos de lei anteriores à Carta Magna de 1988", afirmou a Turma do TST, que esclareceu ainda que "a supressão do pagamento das verbas não afrontou dispositivos de lei ou da Constituição, mas decorreu da correta observância do seu artigo 37, e do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT)".

Na SDI-1, os ministros rejeitaram os embargos apresentados pelo advogado, pois não encontraram pontos duvidosos a serem esclarecidos. O ministro Carlos Alberto explicou que "não existia direito adquirido do reclamante quanto ao pagamento das diferenças salariais decorrentes da supressão das parcelas". Segundo o relator, se o STF determinou a retirada do dispositivo da Constituição Estadual, "não há se falar em manutenção do ato jurídico perfeito ou da coisa julgada", concluindo que a quantia paga não mais conta com amparo legal, passando a configurar-se como percepção de vencimento em desacordo com a Constituição Federal". (E-ED-RR-44163/2002-900-02-00.7)

_____________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...