MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SP e ADVB lançam campanha nacional do centenário da comemoração à bandeira brasileira

OAB/SP e ADVB lançam campanha nacional do centenário da comemoração à bandeira brasileira

Da Redação

terça-feira, 20 de março de 2007

Atualizado às 09:25


Ordem e Progresso

OAB/SP e ADVB lançam campanha nacional do centenário da comemoração à bandeira brasileira

A OAB/SP e a ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil firmaram convênio para o lançamento da CAMPANHA NACIONAL DO CENTENÁRIO DA COMEMORAÇÃO À BANDEIRA BRASILEIRA, que ocorrerá no dia 19 de novembro de 2008. O documento foi firmado entre os presidentes das duas entidades, Luiz Flávio Borges D'Urso e Miguel Ignátios. Instituída em 1889, a Bandeira Brasileira só passou a ser comemorada a partir de 1908, quando uma Comissão de notáveis, dentre eles Lauro Sodré, Alípio Bandeira e Olavo Bilac, propôs que o pavilhão nacional fosse condignamente festejado.

A data de lançamento da Campanha será no dia 12/4, em SP. "Durante o ano que antecede a data comemorativa iremos realizar uma série de atividades, tendo a Bandeira Brasileira como tema. Serão promovidos eventos, caminhadas, seminários, concursos de fotos, cinema e de música, entre outras atividades. Queremos cultuar e mobilizar o Brasil em torno da bandeira e do sentimento de brasilidade e conseguir que cada lar, empresa, escritório e comércio ostentem nossa bandeira", anunciou D'Urso.

Segundo Miguel Ignátios, a idéia da Campanha nacional surgiu em função da necessidade de fazer resgates permanentes dos símbolos nacionais, sendo que a bandeira representa o Brasil. "No centenário das comemorações ao nosso símbolo máximo, é importante que seja lembrado. A Campanha quer ter caráter educativo, cívico e de divulgação", diz o presidente da ADVB, que ressalta a distribuição de milhões de bandeiras ao longo da campanha.

Uma das iniciativas mais importantes dentro da Campanha será a distribuição de milhares de mudas de Pau Brasil, visando ações de plantio para ajudar a neutralizar a emissão de carbono e preservar a espécie. "Também queremos criar alternativas de participação para o cidadão consciente dos problemas socioambientais", afirma D'Urso. A Campanha terá, ainda, um site para cadastrar as entidades que desejarem a ela aderir. "Queremos reunir milhares de entidades e organizações que desejarem ser parceiras em torno dessa marcha de mais de um ano para o Centenário das Comemorações à Bandeira Brasileira", afirma D'Urso.

O projeto da Bandeira Brasileira, de autoria de Raimundo Teixeira Mendes, assessorado pelo astrônomo Manuel Pereira Reis e pelo pintor Décio Vilares, foi inspirado na bandeira do império, que havia sido desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret. O dístico positivista "Ordem e Progresso" foi sugerido por Benjamim Constant a Teixeira Mendes, que na íntegra expressava "O amar por princípio, a ordem por base, o progresso por fim". As constelações da bandeira correspondem ao aspecto do céu, na Cidade do Rio de Janeiro, do dia 15 de novembro de 1889, vista fora da esfera celeste.

____________

 

 

 

_________________