MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio de obra "Ponderação de Normas em Matéria Penal"

Resultado do sorteio de obra "Ponderação de Normas em Matéria Penal"

Da Redação

sexta-feira, 23 de março de 2007

Atualizado em 20 de março de 2007 11:02


Sorteio de Obra

Migalhas teve a honra de sortear dois exemplares da obra "Ponderação de Normas em Matéria Penal" (Editora Lumen Juris, 190 p.) desenvolvida e carinhosamente oferecida pelo Dr. Thiago Bottino do Amaral. Confira abaixo os nomes sorteados.

Sobre a obra:

Essa obra pretende estabelecer critérios para a ponderação no Direito Penal e Processual Penal a partir da teoria garantista. Os juízes e tribunais, sobretudo nos últimos anos, ao se depararem com conflitos normativos, têm deixado de lado as formas tradicionais de solução (hierarquia, cronologia e especialidade) e utilizado a ponderação (ou proporcionalidade) como técnica privilegiada de solução desses conflitos. Em outras palavras, afastam-se as leis para que se realize uma nova ponderação entre os valores em conflito, diretamente no campo dos princípios, a cada novo caso concreto. A obra explora as razões dessa nova postura jurisdicional, suas vantagens e riscos para o Estado Democrático de Direito e defende maior apuro técnico e rigor metodológico na utilização da proporcionalidade, para conter o perigoso e crescente protagonismo judicial. Os critérios estabelecidos pelo autor estão orientados para a prevalência dos direitos fundamentais e, em especial, das liberdades individuais, sobre o interesse público repressivo, no âmbito do direito criminal, criando uma reserva de ponderação dessas garantias a partir da afirmação de margens ou limites para a atuação do Poder Judiciário.

Sobre o autor:

Thiago Bottino do Amaral é advogado criminalista no Rio de Janeiro, mestre e doutorando em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC Rio. É professor de Direito Penal Econômico na Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas (FGV Direito - Rio) e de Direito Processual Penal da Faculdade de Direito do IBMEC - RJ. Possui diversos trabalhos publicados em revistas especializadas e em sites jurídicos, notadamente na área de Direito Penal Constitucional e Processo Penal Constitucional.

____________

 Resultado:

  • Cândido Miranda Junior, de Uberlândia/MG
  • Daniel Piazza Mazzini, de Capivari/SP