MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Doméstica que não retornou ao trabalho na pandemia tem justa causa
Trabalhista

Doméstica que não retornou ao trabalho na pandemia tem justa causa

Para colegiado, empregadora manteve pagamento de salários, concluindo-se que o contrato de trabalho permaneceu ativo e não foi suspenso.

Da Redação

domingo, 17 de julho de 2022

Atualizado às 20:52

Uma empregada doméstica não conseguiu reverter a dispensa por justa causa aplicada pela patroa por abandono de emprego no início da pandemia, a decisão é da 6ª turma do TRT da 2ª região. 

Durante o período de quarentena imposta em razão da covid-19, a trabalhadora viajou para a Bahia e não retornou quando chamada pela empregadora. Alegou que não havia passagem de ônibus para seu retorno de Salvador/BA a São Paulo/SP. A mulher afirma que seu contrato estava suspenso e que a patroa não quis dispensá-la do trabalho temporariamente, conforme previam as medidas provisórias 927 e 936. Essas MPs foram editadas pelo governo federal para conter os impactos negativos da pandemia na economia brasileira.

No entanto, documentos anexados ao processo demonstram que a doméstica continuou recebendo salário naquele período. A empregadora também comprovou, por meio de pesquisas feitas à época, que havia passagens de ônibus disponíveis para o trajeto em questão.

No acórdão da 6ª turma, o desembargador redator designado, Wilson Fernandes, destaca que "as MPs 927/20 e nº 936/20 dispõem sobre medidas trabalhistas que poderiam ser adotadas pelos empregadores para o enfrentamento do estado de calamidade pública, inexistindo obrigatoriedade. (.) Permanecendo a empregadora pagando salários, conclui-se que o contrato de trabalho permaneceu ativo e não foi suspenso, como pretende fazer crer a autora".

 (Imagem: FreePik)

TRT-2 mantém justa causa a doméstica que não voltou ao trabalho.(Imagem: FreePik)

O número do processo foi omitido pelo tribunal. 

Informações: TRT-2.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas