MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Mattos Filho contrata advogados negros em processo seletivo exclusivo

Mattos Filho contrata advogados negros em processo seletivo exclusivo

Nove profissionais foram contratados a partir do pilar de equidade racial do Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão, ação afirmativa que abriu vagas exclusivas para advogados negros.

Da Redação

sexta-feira, 15 de julho de 2022

Atualizado às 16:31

Em iniciativa pioneira no mercado jurídico brasileiro, o Mattos Filho contratou nove advogados negros na 4ª edição do Soma talentos. Como parte do pilar de equidade racial do Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão do escritório, o programa é uma ação afirmativa que, nos últimos três anos, evoluiu de vagas exclusivas apenas para estagiários negros, para, nesta edição, também receber advogados negros. 

Os novos profissionais integram equipes de sete áreas (Contencioso e Arbitragem, Direito ambiental e Mudanças climáticas, Fundos de investimento e Asset management, Negócios Imobiliários, Propriedade intelectual, Trabalhista e Sindical e Tributário) e ficam alocados nos escritórios no Rio de Janeiro, em Brasília e em São Paulo. Além dos advogados, o Mattos Filho recebeu 11 estagiários de Direito negros, totalizando 20 contratações do Soma talentos neste ano.  

O sócio-diretor Roberto Quiroga com os novos advogados contratados. (Imagem: Divulgação Mattos Filho)

O sócio-diretor Roberto Quiroga com os novos advogados contratados.(Imagem: Divulgação Mattos Filho)

"Sendo mulher e negra, fazer parte do Soma talentos tem uma importância enorme. Primeiro, pela relevância e reputação do escritório e, segundo, pelo que isso representa, pois, poder participar da primeira edição que contratou advogados é muito significativo", destaca Laiane Santos, advogada da área de Contencioso e Arbitragem do escritório, que faz parte do novo grupo.  

O Mattos Filho foi o primeiro escritório full-service brasileiro a ter uma ação afirmativa de contratação de negros, iniciada em 2019. Atualmente, é o único full-service no Brasil a ter tal iniciativa destinada, exclusivamente, para advogados negros. "A promoção da diversidade e inclusão está no centro da nossa estratégia, visando a garantir a atração, o desenvolvimento, a retenção e a ascensão de talentos diversos, além de assegurar o sucesso do nosso negócio no longo prazo", destaca Roberto Quiroga, sócio-diretor.  

Capacitação e mentoria para profissionais 

O Soma talentos é uma ação afirmativa do Soma, grupo de afinidade de equidade racial do Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão do escritório que, há quatro anos, discute a temática no ambiente de trabalho. Os profissionais contratados por meio do programa recebem aulas de inglês, trilha de desenvolvimento profissional e mentoria, além de participarem de encontros temáticos.  

Caio Borba, advogado da prática de Propriedade intelectual, também selecionado nesta edição, comenta a relevância da iniciativa. "O Soma talentos é uma porta de entrada para um escritório que coloca em prática ações que promovem a diversidade entre os profissionais. Integrar a equipe de uma organização como o Mattos Filho é gratificante". 

Evento de integração dos profissionais destacou empoderamento racial 

O evento de boas-vindas aos novos advogados do Soma talentos, realizado no dia 4 de julho, na FGV, teve a presença de veteranos do programa e contou com dinâmicas e palestra de Alessandra Benedito. A advogada negra, que é consultora em estratégias de inclusão e gestão de diversidade e docente e coordenadora de diversidade da Escola de Direito da FGV de São Paulo, falou sobre empoderamento, desafios e oportunidades na inclusão racial e tendências do futuro do trabalho. "O que torna o Soma um projeto especial esteve presente nas palavras dos veteranos e nos sonhos verbalizados dos iniciantes. É acreditar e trabalhar para transformar de maneira transparente e verdadeira," afirma Alessandra. 

De acordo com o Censo de Diversidade 2021, promovido pela Aliança Jurídica pela Equidade Racial em parceria com a Diversidade Corporativa e o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert), o percentual de negros em grandes escritórios de advocacia do Brasil aumentou. O levantamento apontou que 11% dos profissionais da área jurídica dos 12 escritórios integrantes da Aliança são negros. Na sua primeira edição, em 2018, com nove escritórios participantes, a representatividade negra era menos de 1%. Os escritórios que integram a Aliança Jurídica atualmente são: BMA, Cescon Barrieu, Demarest, Felsberg, Lefosse, Machado Meyer, Mattos Filho, Pinheiro Neto, Stocche Forbes, Trench Rossi Watanabe, Tozzini Freire e Veirano. 

t