MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP mantém extinta ação de improbidade considerada inepta
Improbidade

TJ/SP mantém extinta ação de improbidade considerada inepta

A ação foi movida contra a Fundação São Paulo (mantenedora da PUC SP), Serviço Funerário do município de São Paulo, município de São Paulo, o ex-secretário Simão Pedro Chiovetti e mais uma pessoa.

Da Redação

segunda-feira, 18 de julho de 2022

Atualizado às 13:54

A 3ª câmara de Direito Público do TJ/SP negou provimento à apelação do MP em ação de improbidade contra a Fundação São Paulo (mantenedora da PUC SP), Serviço Funerário do município de São Paulo, município de São Paulo, o ex-secretário Simão Pedro Chiovetti e mais uma pessoa.

A ação objetivava a decretação da nulidade do termo de convênio firmado entre o Serviço Funerário com a FUNDASP, visando a devolução integral dos valores dispendidos com a execução do convênio e demais sanções da lei de improbidade administrativa. 

O convênio em questão consistia em atividade de extensão universitária realizada pela faculdade de psicologia da PUC, notadamente o grupo de estudo do luto, no Cemitério da Consolação. O projeto desenvolvido recebera, inclusive, premiações internacionais por seus resultados.

Em sentença proferida em 15 de fevereiro de 2019, a juíza da 15ª vara da Fazenda Pública, Simone Viegas de Moraes Leme, extinguiu a ação sem resolução de mérito por verificar a inépcia da inicial, uma vez que a descrição dos fatos não permitia concluir nem sequer em tese pela improbidade.

Conforme entendimento da juíza "(...) sem a devida descrição de condutas, há óbice intransponível para o prosseguimento da ação, uma vez que o ordenamento jurídico brasileiro não prevê a responsabilidade objetiva para a configuração do ato ímprobo".

Interposta apelação, em julgamento no dia 12 de julho de 2022, sob relatoria do desembargador Camargo Pereira, a 3ª câmara de Direito Público negou provimento ao recurso ministerial, reafirmando: 

"Na realidade, do modo como narrados os fatos e justificado o nexo de causalidade com a legislação de regência, seria inverossímil qualquer pedido certo e determinado, não porque se subsumiria à hipótese de formulação genérica (CPC, art. 286), mas, sim, por não ter havido a descrição pormenorizada da conduta individual de nenhum dos requeridos acerca da prática de atos que pudessem ser descritos no rol dos artigos 9º, 10 e/ou 11 da Lei de Improbidade Administrativa (L 8.429/92). Tais premissas são essenciais para a configuração do respeito ao princípio constitucional da individualização da pena (CF, art. 5º, XLVI)."

 (Imagem: Freepik)

TJ/SP mantém extinta ação de improbidade considerada inepta.(Imagem: Freepik)

A defesa da Fundação São Paulo foi feita pelos advogados Igor Sant'Anna Tamasauskas e Luísa Weichert, do escritório Bottini & Tamasauskas Advogados.

  • Processo: 1033832-18.2018.8.26.0053

_______

t

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...