MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. EUA: Especialista cita profissões que permitem solicitar Green Card
Visto EB-3

EUA: Especialista cita profissões que permitem solicitar Green Card

Setores de tecnologia, agricultura, logística, pecuária e indústria são os mais carentes de trabalhadores.

Da Redação

quarta-feira, 20 de julho de 2022

Atualizado às 12:17

Com o mercado de trabalho brasileiro cada vez mais concorrido, morar e trabalhar nos Estados Unidos se tornou uma opção viável para aqueles que querem sair do país e tentar uma vida nova em solo norte-americano. De acordo com o advogado especialista em Direito Internacional Daniel Toledo, do escritório Toledo Advogados Associados, fazer a aplicação para a categoria correta é primordial para ter sucesso na solicitação de um visto EB-3, visto de permanência residente, concedido por trabalho.

Daniel conta que o visto EB-3 é uma boa alternativa, desde que o profissional tenha uma proposta de emprego estabelecida nos EUA. A modalidade se divide em três categorias: skilled, para trabalhadores que já possuem experiência na área de atuação; professional, para aqueles que têm nível superior ou equivalente em determinada área; e unskilled, para profissionais que não possuem experiência de no mínimo dois anos em determinado setor.

"É possível ter a solicitação negada apenas por não estar na classificação correta, porque esse é um dos principais pontos de atenção dos agentes consulares."

 (Imagem: Pixabay)

Setores de tecnologia, agricultura, logística, pecuária e indústria sempre necessitam de trabalhadores.(Imagem: Pixabay)

O advogado revela que, atualmente, algumas áreas do mercado americano necessitam de profissionais, o que faz com que imigrantes sejam uma boa alternativa para as companhias do país contratarem.

"A área de TI, por exemplo, é a que mais tem ofertas de emprego para essa modalidade de visto, principalmente nas categorias professional e skilled. Em seguida, curiosamente o maior número de solicitações e, consequentemente, aprovações, são para pilotos de aeronaves."

Segundo Toledo, agricultura e pecuária são setores carentes de mão de obra qualificada e, também, estão em busca de empregados. Ele explica que a causa é o recente aumento na aquisição de propriedades rurais por parte de investidores que querem semear plantações e criar animais, e que, por isso, veterinários e engenheiros agrônomos são profissionais amplamente procurados.

O setor de logística também necessita de profissionais nas mais diversas áreas de atuação, afirma o advogado.

"Os Estados Unidos e todos os países desenvolvidos enfrentam um crescimento enorme no segmento. Para suprir essa ascensão, é necessário investir na mão de obra, inclusive em trabalhos indiretos, como a manutenção de navios, trens, ferrovias e hidrovias."

De acordo com o especialista, a necessidade de trabalhadores não se limita somente às áreas citadas anteriormente, pois o mercado está aquecido e enfrentando muita dificuldade para encontrar profissionais qualificados, que realmente queiram trabalhar nos Estados Unidos de maneira legal.

"Vale a pena colocar o país norte-americano no radar de buscas por emprego e, se uma proposta for efetivada, a solicitação de um EB-3 pode ser uma boa alternativa."

_____

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas