MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. SiqueiraCastro debate 10 anos da lei de mobilidade urbana
Evento

SiqueiraCastro debate 10 anos da lei de mobilidade urbana

Com grandes nomes do setor, encontro presencial aconteceu em Natal

Da Redação

segunda-feira, 25 de julho de 2022

Atualizado em 26 de julho de 2022 08:20

No último dia  8 de julho, a área Regulatória do SiqueiraCastro, com o apoio do Instituto de Direito Administrativo Seabra Fagundes - IDASF e da OAB/RN, promoveu em Natal/RN a segunda rodada do ciclo de debates sobre os "10 anos da Lei de Mobilidade Urbana". O objetivo do evento foi oxigenar as ideias e examinar o tema sob diferentes perspectivas para ampliar as reflexões e avaliar desafios e oportunidades após a primeira década da lei nº 12.587/2012 no Brasil, e em especial no Rio Grande do Norte. A primeira edição do ciclo de debates aconteceu em São Paulo, na sede da banca, em maio deste ano.

Para entender os impactos do tema na sociedade e na vida nas cidades, o SiqueiraCastro convidou para o encontro autoridades, representantes de entidades do setor e empresários, que ofereceram suas contribuições numa reunião com tom propositivo.

 (Imagem: Freepik)

SiqueiraCastro promove evento sobre moblidade urbana(Imagem: Freepik)

Entre os participantes estiveram Vladimir da Rocha França, presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB/RN e do IDASF; Ana Carolina Coelho, professora da UFRN; Rubens Ramos, consultor; Gustavo Coelho, Secretário de Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Norte; e Amauri Saad, sócio da área Regulatória do escritório.

No encontro, Vladimir da Rocha França enfatizou a importância constitucional do tema da mobilidade urbana; o Dr. Gustavo Coelho mencionou os desafios do Estado do RN na gestão dos transportes metropolitanos e do transporte intermunicipal; Ana Carolina Coelho destacou a importância de que, no planejamento da mobilidade e dos serviços de transporte, o Poder Público ouça todos os interessados, inclusive as operadoras (concessionárias e permissionárias) dos serviços de transporte coletivo; Rubens Ramos apresentou os dados da mobilidade urbana em Natal, comparando-os com outras cidades, nacionais e internacionais.

Amauri Saad apresentou em sua exposição os principais avanços da Lei de Mobilidade Urbana, os aspectos do projeto de reforma da lei (PL 3.278/2021) e os pontos de atenção.

Para Saad, a reforma da Lei de Mobilidade Urbana deve passar por algumas diretrizes, "Nossa sugestão, que apresentaremos ao Senado Federal e às entidades representativas do setor, é melhorar a qualidade e garantir a sustentabilidade econômico-financeira dos serviços de transporte coletivo urbano".

Entre as sugestões estão:

- Reforço do direito das operadoras aos subsídios mediante a previsão de garantias em favor do particular como condição para licitação dos serviços;

- Previsão de mecanismos de transferências de competências dos municípios para Estados e/ou União em caso de inexistência de recursos para a instituição de garantias nos moldes do item anterior;

- Previsão da criação de um fundo federal não-orçamentário, a ser gerido por instituição privada, ao qual serão incorporados bens dominicais (p. ex., imóveis não utilizados) e recursos orçamentários federais, além do bens de mesma natureza dos entes federativos que aderirem ao fundo ou, na sua falta, recursos dos Fundos de Participação de Estados e Municípios, destinado a garantir o pagamento dos subsídios às concessões de transporte coletivo urbano em todo o território nacional;

- A criação de uma instância administrativa centralizada, de composição colegiada paritária (metade dos membros indicada pelo poder público e metade por entidades representativas das operadoras de transporte coletivo), destinada à servir como última instância administrativa em discussões envolvendo equilíbrio econômico-financeiro de contratos.

A próxima rodada será em João Pessoa (PB), em data a ser divulgada em breve.

t