MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Código Civil Comentado - Doutrina e Jurisprudência"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Código Civil Comentado - Doutrina e Jurisprudência"

A obra é fruto de um projeto comum, de autores com experiências anteriores com Manuais, Cursos, Código Civil comentados ou anotados e coordenação de obras coletivas.

Da Redação

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Atualizado às 10:50

A obra "Código Civil Comentado - Doutrina e Jurisprudência" (Forense - 1696p.) chega à 2ª edição ampliada, atualizada e revista. Escrita por Anderson SchreiberFlávio TartuceJosé Fernando SimãoMarco Aurélio Bezerra de Melo e Mário Luiz Delgado (MLD - Mário Luiz Delgado Sociedade de Advogados), é fruto de um projeto comum, de autores com experiências anteriores com Manuais, Cursos, Código Civil comentados ou anotados e coordenação de obras coletivas.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

"Apresentamos à comunidade jurídica nacional este Código Civil Comentado - Doutrina e Jurisprudência, fruto de um projeto comum, de autores de uma mesma geração, atualmente entre os 40 e 50 anos de idade, todos com experiências anteriores com Manuais, Cursos, Código Civil comentados ou anotados e coordenação de obras coletivas. Além dessa vivência editorial, trabalhamos com o Direito Privado em nossa atividade profissional, seja na advocacia, na atividade consultiva, em pareceres, em arbitragens ou mesmo no Tribunal. Somos professores de praticamente todos os ramos do Direito Civil - da Parte Geral ao Direito das Sucessões -, com experiência docente de mais de duas décadas.

A estrutura dos comentários que desenvolvemos é dividida substancialmente em duas partes. Na primeira delas, procuramos analisar o dispositivo, expressando nossa posição sobre a norma e expondo as interpretações doutrinárias constantes das Jornadas de Direito Civil, de Direito Processual Civil e de Direito Comercial do Conselho da Justiça Federal. Na segunda parte, comentamos os julgados emblemáticos a respeito do dispositivo, em uma visão crítica e dialogal com as Cortes brasileiras.

Ademais, a obra está acompanhada de um Código Civil Comentado Interativo, em que serão postadas aulas, complementos, esquemas explicativos e outros conteúdos de atualização. Desse modo, o livro não ficará desatualizado ano a ano, e será possível uma constante interação nossa com vocês, leitores. Cada autor terá uma seção específica nesse projeto digital, ou seja, sua sala própria. As instruções de acesso estão na contracapa da obra.

Uma boa leitura e bons estudos."

Os autores

Sobre os autores:

Anderson Schreiber é professor Titular de Direito Civil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) da UERJ. Professor da Fundação Getulio Vargas - FGV. Doutor em Direito Privado Comparado pela Università degli studi del Molise (Itália). Mestre em Direito Civil pela UERJ. Pesquisador Visitante do Max Planck Institut für ausländisches und internationales Privatrecht (Alemanha). Membro da Academia Internacional de Direito Comparado. Membro do Comitê Brasileiro da Association Henri Capitant des Amis de la Culture Juridique Française. Procurador do Estado do Rio de Janeiro. Advogado e parecerista.

Flávio Tartuce é pós-doutorando e Doutor em Direito Civil pela USP. Mestre em Direito Civil Comparado e Especialista em Direito Contratual pela PUCSP. Coordenador e Professor Titular permanente do programa de mestrado da Escola Paulista de Direito. Coordenador e Professor dos cursos de especialização em Direito Privado da Escola Paulista de Direito (EPD). Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Contratual (IBDCont) e do Instituto Brasileiro de Direito de Família em São Paulo (IBDFAMSP). Advogado, consultor jurídico e parecerista em São Paulo

José Fernando Simão é livre-docente, Doutor e Mestre pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco - USP. Professor-associado do Departamento de Direito Civil - Faculdade de Direito do Largo de São Francisco - USP. Advogado e parecerista.

Marco Aurélio Bezerra de Melo é mestre e Doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá. Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Professor Permanente do PPGD da Universidade Estácio de Sá. Professor emérito da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Professor titular de Direito Civil do IBMEC/RJ. Membro da Academia Brasileira de Direito Civil.

Mário Luiz Delgado é sócio da banca MLD - Mário Luiz Delgado Sociedade de AdvogadosDoutor em Direito Civil pela USP. Mestre em Direito Civil Comparado pela PUC-SP. Professor dos cursos de especialização em Direito Privado da Escola Paulista de Direito (EPD). Membro do Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP. Membro da Academia Brasileira de Direito Civil. Conselheiro da Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto dos Advogados de São Paulo - IASP. Advogado e parecerista.

----------

Ganhador:

 

  • Arnaldo Macedo, de SP.

Grupo Gen - Editoras Forense, Método e Atlas

MLD - Mário Luiz Delgado Sociedade de Advogados