MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Shopping deve prestar contas de contrato de aluguel à Imaginarium
Ação de exigir contas

Shopping deve prestar contas de contrato de aluguel à Imaginarium

Juíza destacou que empresa tem direito a conhecer a que título a cobrança se deu.

Da Redação

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Atualizado às 14:37

Administradora e gestora de shopping devem prestar contas à loja Imaginarium relativas a contrato de aluguel. Assim determinou a juíza de Direito Thania Pereira Teixeira De Carvalho Cardin, da 26ª vara Cível de SP. 

Trata-se de ação de exigir contas proposta contra as empresas de gestão e administração de shopping, requerendo que sejam prestadas contas relativas a contrato de locação que perdurou entre elas entre 2014 e 2021. 

As empresas, por sua vez, alegaram que suas contas já foram prestadas, e que sequer foram apresentadas pela loja divergência de valores, o que leva a crer que não haveria saldo em favor de uma das partes. 

Mas a juíza julgou o pedido procedente. Destacou que foi cobrado rateio dos encargos do empreendimento comercial, interessando à loja conhecer o que efetivamente integrou essa exigência, bem como a que título a cobrança se deu. 

 (Imagem: Freepik)

Loja obtém sucesso em ação de exigir contas contra shopping.(Imagem: Freepik)

A magistrada ainda pontuou que a inexistência de indicação em inicial acerca de eventual divergência de valores, ao contrário do que alega a requerida, não conduz à falta de interesse de agir do requerente. É que, em ação de exigir contas, discute-se, primeiro, a existência deste dever; e, só depois, discute-se se estão corretas ou não, explicou a juíza. "Somente neste momento é que o requerente, em caso de insurgência, deverá apresentar a agitada 'divergência de valores', impugnando-as de forma específica e fundamentada."

Ela também pontuou que o simples acesso à documentação, oportunizado anteriormente, não exclui a possibilidade de o interessado exigir esclarecimentos mais aprofundados.

As contas relativas ao contrato de locação devem ser prestadas em 15 dias. A requerida ainda deverá arcar com custas e honorários

O escritório MSA Advogados e Partners atua pela loja.

Leia a decisão.

MSA Advogados e Partners

Patrocínio

Patrocínio Migalhas