MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STJ - Concessão de liminar para busca e apreensão de veículo independe de caução

STJ - Concessão de liminar para busca e apreensão de veículo independe de caução

x

Da Redação

quinta-feira, 22 de março de 2007

Atualizado às 09:49


STJ

Concessão de liminar para busca e apreensão de veículo independe de caução

O TJ/RN não pode vincular a concessão de liminar para busca e apreensão de veículos ao depósito de caução. O entendimento, unânime, da Quarta Turma do STJ, reforma a decisão do TJ/RN que obrigava o Banco Abn Amro Real S/A a depositar caução de 50% do valor do veículo financiado.

Segundo o relator, ministro Aldir Passarinho Junior, a decisão contraria a jurisprudência do STJ, além do artigo 3º do Decreto-lei nº 911/69 (clique aqui), que normatiza o processo de alienação fiduciária. Tal norma estabelece que o proprietário fiduciário ou credor pode pedir liminar para busca e apreensão de bem alienado, desde que comprovada a mora ou o inadimplemento do devedor.

Para o TJ/RN, a exigência da caução como contra-cautela para a concessão da liminar seria uma prática legítima no ordenamento jurídico brasileiro

Ao analisar o acórdão do Tribunal de Justiça, o relator comentou que "o único argumento levantado é no sentido de garantir-se uma potencial restituição a ser paga ao devedor". Ele ressaltou que esse acerto será realizado ao final do processo.

Processo relacionado: Resp 788782 - clique aqui.

________________