MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Carlos Roberto Siqueira Castro lança 2ª edição do seu livro em SP
Ensaio

Carlos Roberto Siqueira Castro lança 2ª edição do seu livro em SP

Como nas demais obras do autor, 100% da arrecadação de direitos autorais será doada a entidade de assistência social

Da Redação

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Atualizado em 2 de agosto de 2022 09:44

No dia 4/8, Carlos Roberto Siqueira Castro, sócio sênior do escritório SiqueiraCastro, lança o segundo volume do seu livro "Direito Constitucional e Regulatório - Ensaios e Pareceres" (Editora Lumen Juris). O evento acontece em SP, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi. A data foi escolhida com muito cuidado para que todos pudessem se sentir seguros em participar presencialmente e, junto com o autor, colaborar com a entidade Ação Cristã Vicente Moretti, que receberá 100% da arrecadação de direitos autorais da venda do livro, como forma de apoiar seus projetos para reabilitar pessoas com deficiências e em situação de abandono. Essa organização tem o apoio do Instituto Maria Clara, fundado pela família do autor.

Carlos Roberto Siqueira Castro lança livro de ensaios e pareceres sobre Direito Constitucional e Regulatório (Imagem: Reprodução SiqueiraCastro)

Carlos Roberto Siqueira Castro lança livro de ensaios e pareceres sobre Direito Constitucional e Regulatório (Imagem: Reprodução SiqueiraCastro)

Durante a pandemia, o professor titular de Direito Constitucional da UERJ e medalha Rui Barbosa pela OAB buscou formas de contribuir com a sociedade, o que tem sido uma tônica em sua vida pública e profissional. Além de manter-se ativo no atendimento aos clientes do escritório nas áreas do Direito Constitucional, Administrativo e Regulatório e apoiar as causas do Instituto Maria Clara, que atende juridicamente de forma pro bono organizações não governamentais e entidades filantrópicas, ele dedicou-se à produção do segundo volume da obra.

Publicado pela editora Lumen Juris, o livro reúne um conjunto de artigos doutrinários, ensaios, conferências e pareceres jurídicos elaborados pelo autor na área do Direito Constitucional, Administrativo e Regulatório, que testemunham sua brilhante carreira acadêmica, com presença marcante no Brasil e no exterior. 

 As questões abordadas são da mais alta relevância e atualidade, atendendo por certo os interesses e as demandas mais frequentes das empresas e da advocacia tanto pública quanto privada. Intensa discussão e aprofundamento são aqui travados no campo dos direitos e das garantias individuais e coletivas, além dos direitos fundamentais econômicos, políticos e sociais. Acresce que os valiosos textos constantes desta coletânea estão devidamente atualizados com relação à legislação, doutrina e jurisprudência supervenientes à publicação original de cada um deles. 

Muitos dos trabalhos incluídos no livro são objeto de reiterada e honrosa menção nas decisões do STF, das cortes superiores e tribunais de justiça de todo o País, bem como das agências reguladoras nos três níveis de governo na Federação. Essa variada gama de questões momentosas e instigantes é objeto da reflexão técnica, segura e abrangente de um dos mais criativos e respeitados expoentes do constitucionalismo democrático em nosso País. 

A leitura da obra revela, a um só tempo, a grandeza do pensador livre, altivo e comprometido com o ideal de justiça e as pautas democráticas, ao lado da visão concreta e pragmática do advogado militante. São contribuições de incomparável qualidade, frutos da experiência do jurista competente, maduro e humanista, que tem ao longo de quatro décadas conquistado o respeito e a admiração da classe jurídica brasileira.

SiqueiraCastro