MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Advogado lança obra sobre rescisão do acordo de colaboração premiada
Lançamento

Advogado lança obra sobre rescisão do acordo de colaboração premiada

Lançamento será dia 23/8, em Brasília.

Da Redação

terça-feira, 2 de agosto de 2022

Atualizado às 09:37

No próximo dia 23, a Editora Fórum e o IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa lançam a obra "A Rescisão do Acordo de Colaboração Premiada a partir do Sistema de Garantias Constitucionais", de Dimas Antônio Gonçalves Fagundes Reis. O evento será em Brasília,  no IDP Asa Sul, às 19h.

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

"São tímidas as previsões legislativas sobre a rescisão do acordo de colaboração premiada, em especial de suas hipóteses, procedimento e efeitos. Esse cenário gera dúvidas na aplicação do instituto e, principalmente, abre brecha para soluções consensuais à margem da ordem constitucional. Em decorrência disso, como exemplo, verificam-se a estipulação de hipóteses rescisórias genéricas; as ausências de critérios constitucionais que embasem a rescisão e do devido controle judicial que assegure o contraditório na aferição da rescisão.

Desse modo, o livro busca fazer um diagnóstico das lacunas normativas existentes sobre o tema, de modo a apontar os tensionamentos gerados com as garantias constitucionais aplicáveis ao processo penal e apresentar soluções, incluindo a elaboração de uma proposta legislativa para o preenchimento desses vazios, a partir de uma interpretação dos princípios da presunção de inocência, do contraditório e da inafastabilidade da tutela jurisdicional."

Editora Fórum

 

 

IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa