MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TSE restabelece convenção e devolve PSDB do Ceará a Chiquinho
Coligação

TSE restabelece convenção e devolve PSDB do Ceará a Chiquinho

Também foi mantida deliberação do grupo pela "neutralidade com relação a coligações majoritárias".

Da Redação

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Atualizado às 12:38

Ministro Benedito Gonçalves, do TSE, deferiu liminar em MS para restabelecer convenção realizada no último dia 4 pelo PSDB-Cidadania no Ceará, na qual foi deliberado pela "neutralidade com relação a coligações majoritárias para governo e para Senado".

O ministro analisou mandado de segurança impetrado pelo senador Chiquinho Feitosa contra ato que anulou a convenção estadual, revogando o órgão estabelecido e designando nova composição.

 (Imagem:  Pedro França/Agência Senado)

Após pedido de Chiquinho Feitosa, ministro Benedito restabelece convenção do PSDB-Cidadania no CE.(Imagem: Pedro França/Agência Senado)

Chiquinho foi designado presidente do colegiado estadual no Ceará e explicou nos autos que, no dia 4, foi realizada convenção para escolha dos candidatos e celebração de coligações naquele Estado, tendo sido deliberado pela "neutralidade com relação a coligações majoritárias para governo e para senado".

Mas a presidência do Colegiado Nacional da Federação PSDB-Cidadania anulou a convenção, sob argumento de que o órgão regional não observou diretriz para formar coligação majoritária com o PDT naquele Estado.

O impetrante afirma que, na mesma data em que ocorreu a convenção estadual, a presidência do Colegiado Nacional editou a resolução 33/22, determinando ao órgão estadual as providências necessárias para celebrar coligação com o PDT para a disputa majoritária; e, logo em seguida, a resolução 34/22, anulando a convenção estadual, sob justificativa de inobservância do primeiro diploma.

Na ação, Chiquinho apontou afronta ao contraditório e à ampla defesa. Destacou que a Federação não provou que tenha havido deliberação no dia anterior para coligação com o PDT para disputa majoritária, e que a convenção estadual ocorreu em atendimento às normas em vigor quando da sua realização.

Assim, pugnou pela suspensão das resoluções 33 e 34, devendo ser restabelecida a validade da resolução 28/22 e as deliberações realizadas na convenção estadual, autorizando o registro dos candidatos ali indicados e a neutralidade com relação a coligações majoritárias para governo e senado.  

No pedido de liminar, destacou que a data limite para requerimento de registro de candidatos é 15/8, havendo risco de que elas venham a ser negadas caso não restabelecida a convenção.

Decisão

Nos limites da cognição sumária, o ministro constatou que não havia norma no estatuto da Federação que tenha estabelecido requisitos para a formação de coligações em âmbito estadual. Por outro lado, considerou inequívoco o perigo da demora, ante o termo final para registro dos candidatos, que é 15/8.

Deferiu, portanto, liminar, para sustar os efeitos das resoluções 33 e 34, restabelecendo convenção realizada no dia 4 e a vigência do órgão estadual da Federação PSDB Cidadania no Ceará.

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...