MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. IAB reitera confiança no sistema eletrônico de votação
Eleições 2022

IAB reitera confiança no sistema eletrônico de votação

O Instituto concedeu ao ministro Fachin, que é seu membro honorário, uma Láurea de Agradecimento por sua atuação em defesa das eleições.

Da Redação

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Atualizado às 09:26

O presidente nacional do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros, Sydney Sanches, esteve nesta segunda-feira, 8/8, com o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, a quem manifestou compromisso com a democracia, o combate à desinformação e a defesa do Estado Democrático de Direito. Entidade que apoia o Manifesto em Defesa da Democracia e da Justiça e a Carta às Brasileiras e aos Brasileiros, o IAB concedeu ao ministro Fachin, que é seu membro honorário, uma Láurea de Agradecimento por sua atuação em defesa das eleições.

 (Imagem: Divulgação | IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros)

IAB(Imagem: Divulgação | IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros)

Sydney Sanches estava acompanhado do 1º vice-presidente do IAB, Carlos Eduardo Machado, das consócias Maíra Fernandes e Vladia Martins Feitosa, dos consócios Carlos José Santos da Silva (Cajé) e Fernando Augusto Fernandes, além dos representantes do IAB em Brasília, Joelson Dias e Luís Camargo, e o representante do IAB no Ceará, Helio Leitão. Durante o encontro, o ministro Fachin afirmou que as Eleições Gerais de 2022, marcadas para os dias 2 (primeiro turno) e 30 de outubro (eventual segundo turno), serão o pleito mais auditado do Brasil.

O ministro também enalteceu a postura ativa do IAB em defesa da democracia e do Estado Democrático de Direito, posição que, segundo ele, é "coerente com o histórico" da entidade e "orgulha a todos" que dela fazem parte. "O IAB não é um instituto contemplativo de abstrações teóricas; é um instituto interveniente do seu tempo, que participa das discussões", afirmou, ao agradecer pela parceria em favor da democracia e do sistema eletrônico de votação.

Sydney Sanches enfatizou a confiança do IAB nas urnas eletrônicas e reiterou o compromisso do Instituto com a manutenção do regime democrático no País, além de oferecer o apoio irrestrito na luta contra a desinformação que busca lançar dúvidas sobre o trabalho realizado pela Justiça Eleitoral na organização das eleições brasileiras.

"Temos buscado cumprir nosso papel histórico. O Instituto tem 149 anos, sempre em defesa da liberdade e do Estado Democrático de Direito"

Desde junho deste ano, o Instituto é um dos parceiros do TSE no Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação. Ao final da visita, Fachin foi homenageado pela entidade com uma Láurea de Agradecimento pela atuação firme em prol da democracia e da obediência aos preceitos ditados pela Constituição Federal de 1988. Também participou do encontro a secretária-geral da Presidência do TSE, Christine Peter. 

IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros