MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Corte Especial homenageia ministro Felix Fischer
Homenagem

Corte Especial homenageia ministro Felix Fischer

A primeira parte da sessão foi dedicada a homenagear o ministro que se aposenta em 22/8.

Da Redação

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Atualizado em 18 de agosto de 2022 10:16

A sessão Corte Especial desta quarta-feira, 17, foi aberta com uma homenagem ao ministro Felix Fischer, que se aposentará no próximo dia 22. 

O advogado, Iran Machado Nascimento, ficou com a responsabilidade de ser o orador da solenidade em nome da OAB. 

Nas falas do causídico, que fez um breve resumo da história de vida pessoal, da carreira acadêmica e rumos profissionais, Felix Fischer é um dos magistrados mais brilhantes que o Brasil já conheceu. 

"Sua exitosa carreira como mestre culminou com a merecida escolha para ocupar uma das cadeiras da Academia Paranaense de Letras Jurídicas. Toda essa experiência e inegável aprimoramento profissional, certamente o credenciaram a, então, finalmente ingressar na magistratura, desta feita, na mais alta corte infraconstitucional do país, este egrégio Superior Tribunal de Justiça."

No que seguiu o discurso, o advogado reiterou a necessidade de ressaltar que os momentos mais marcantes da carreira do ministro tenham sido na tarefa de dizer o direito, pois a entregou com prestação jurisdicional de maneira justa. "Por hora eminente ministro, receba o nosso muito obrigado", finalizou.

 (Imagem: Flickr STJ)

Corte Especial homenageia ministro Felix Fisher.(Imagem: Flickr STJ)

Representando o MPF, o subprocurador-Geral da República, Carlos Frederico Santos, tomou a palavra se referindo ao ministro como conhecedor do Direito e da economia, um penalista de raiz.

Sobre a o trabalho do ministro Felix Fischer na presidência do STJ o subprocurador:

"Homem visionário. Sempre buscou se atualizar e realizar a atualização do judiciário. Na presidência do STJ, informatizou os procedimentos da corte."

"Vossa Excelência sempre se destacou, não só por ser destemido, mas por conter as essenciais do fundamento do Direito. Não será a aposentadoria que lhe apagará a sabedoria jurídica e capacidade administrativa e suas qualidades pessoais", disse o representante do MPF ao enfatizar que o ministro deixa um importante legado para o país.

A auxiliar do gabinete do ministro, juíza Marcia Leite Vieira falou em nome de os servidores da equipe de Felix Fischer. 

Observamos de longe, sem imaginarmos o impacto que o ministro teria no poder judiciário na 

As nossas trajetórias convergiram e com muita honra integramos a sua equipe.

"Por vezes era inacreditável que estávamos diante de ministro mais citado na jurisprudência e constante em livros de Direito Penal do Brasil."

A juíza falou do trabalho de integração tecnológica do Tribunal operada pelo ministro.

"Muito antes do estabelecimento de metas, celeridade do julgamento e gestão processual já era preocupação de Felix Fischer e desde sempre características de sua liderança."

"Levaremos a eficiência como premissa para nossa vida, aprendemos com o seu exemplo. A personificação do que idealizamos em um magistrado." 

Nunca deixou nenhuma questão sem orientação, pontuou a juíza, "sentimos-nos valorizados como seus servidores".  

"Foi uma honra trabalhar com Vossa Excelência. Obrigada mais vez, ministro Felix Fischer."

No que se seguiu a cerimônia, o presidente do STJ, ministro Humberto Martins entregou placa de homenagem para esposa e filho de Felix Fischer, que não estava presente na ocasião, em nome de todos os ministros e ministras.

Além disso, foi entregue também um livro, elaborado pela comunicação do Tribunal em parceria com o cerimonial, de título "De 1996 a 2022" que conta a trajetória do ministro no STJ.

Ao final da homenagem, foi exibido um vídeo feito especialmente para contar a história, vida e carreira do ministro na Corte. 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas