MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Demarest sedia encontro sobre Comércio Internacional/Política Externa
Debate

Demarest sedia encontro sobre Comércio Internacional/Política Externa

Segundo assessores econômicos de presidenciáveis que estavam no debate, o Comércio internacional deve avançar com reforma tributária, integração regional e novos acordos comerciais.

Da Redação

terça-feira, 23 de agosto de 2022

Atualizado às 07:27

A ICC Brasil (Câmara de Comércio Internacional) e o IBCI (Instituto Brasileiro de Comércio Internacional) realizaram ontem, em parceria com o Demarest Advogados, mais um encontro da série "Diálogos ICC Brasil - Eleições 2022" na sede do escritório.

Mediado por Gabriella Dorlhiac (diretora-executiva da ICC Brasil), pelo ex-secretário de Comércio Exterior do Brasil e presidente do IBCI, Webber Barral, e pelo sócio das áreas de Fusões e Aquisições e Comércio Internacional do Demarest Advogados, José Setti Diaz, o encontro contou com a participação dos assessores econômicos da candidata Simone Tebet (MDB), José Guilherme de Almeida Reis, e do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Bruno Moretti, e teve como foco Comércio Internacional e Política Externa.

Os assessores econômicos do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de Ciro Gomes (PDT) também foram convidados, mas não enviaram representantes.

Representante da candidatura de Tebet, José Guilherme de Almeida Reis destacou que, para crescer, o país precisa avançar em uma agenda de reformas. Ele afirmou que, embora haja um grande debate em curso sobre desglobalização, "hoje em dia, há restrições de ordem fiscal para a concessão de subsídios por parte de Estados Unidos e China", o que, por sua vez, abre espaço para os chamados nearshoring (busca de fornecedores mais próximos) e friendshoring (parceria com países mais estáveis do ponto de vista geopolítico), com uma maior integração brasileira com outros países das Américas.

Em relação ao protecionismo, o assessor de Tebet avalia que, com exceção de movimentos nesse sentido na guerra comercial entre China e Estados Unidos, na prática, há relativamente poucos casos nos últimos anos. "O Brasil, por ter chegado atrasado na globalização, tem espaço para avançar".

Reis avalia ainda que o Brasil deve acelerar sua inserção na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e que poderia fazer mais do ponto de vista de acordos, embora o cenário internacional atual inspire cautela. "O acordo União Europeia-Mercosul é profundo. Vai além da troca de acessos e, por isso, sua conclusão é importante".

Em relação ao bloco econômico sul-americano, Reis acredita que seja importante repensar "os graus de liberdade" de cada membro. O assessor de Simone Tebet destacou, por fim, que é importante avançar com uma agenda de reformas, sobretudo a tributária, paralelamente à aceleração da abertura comercial.

Moretti, assessor da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), avalia que é preciso reconstruir a imagem do Brasil de protagonista global em assuntos ligados à questão ambiental.

Na avaliação da equipe econômica do candidato petista, é importante rever a primarização da pauta exportadora brasileira a partir de uma posição que dialogue com a transição para a economia de baixo carbono e a revolução digital.

Nesse processo, explica ele, é preciso repensar a participação do Estado no comércio exterior, inclusive a do BNDES, como financiador do setor produtivo. "Quando se olha o pós-pandemia e para o pós-crise de 2018, o que vemos é que os países têm buscado um meio termo entre o 'Estado mínimo' e o 'Estado máximo', com apoio ao setor privado", destacou Moretti.

No que diz respeito à participação na OCDE e aos acordos com outros players e blocos econômicos, como o União Europeia-Mercosul, o assessor da candidatura de Lula afirma que é preciso avaliar cada caso, fortalecendo o diálogo com as partes envolvidas. "A acessão à OCDE, por exemplo, envolve restrição a fundos setoriais. É preciso avançar nesse debate", explicou.

Para José Setti Diaz, sócio do Demarest, o comércio exterior é um instrumento poderoso para o desenvolvimento econômico do país e debater medidas concretas para resolver os entraves do setor é fundamental.

Gabriella Dorlhiac, diretora-executiva da ICC Brasil, destacou a importância de o Brasil aumentar sua participação no comércio internacional que, proporcionalmente, não corresponde, hoje, ao peso de sua economia no PIB global.

 (Imagem: Katia Ribeiro / Divulgação)

(Imagem: Katia Ribeiro / Divulgação)

 (Imagem: Katia Ribeiro / Divulgação)

(Imagem: Katia Ribeiro / Divulgação)

Demarest Advogados

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...