MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. FGV Direito Rio lança "Comitê de Regulação de Petróleo e Gás"
Novo Comitê

FGV Direito Rio lança "Comitê de Regulação de Petróleo e Gás"

Próxima reunião do órgão, que conta com a participação de players do setor, será amanhã, 6.

Da Redação

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Atualizado às 18:09

FGV Direito Rio lançou o seu "Comitê de Regulação de Petróleo e Gás". Idealizado dentro do projeto "Regulação em Números", o órgão tem como objetivo incentivar melhorias regulatórias necessárias ao desenvolvimento de setor de energia, estratégico nos cenários nacional e internacional.

Por se tratar de um ambiente neutro, que funciona sob regras de governança, a FGV Direito Rio viabilizará a produção e difusão de conhecimento qualificado sobre os segmentos de Petróleo e Gás, buscando contribuir com a contínua melhoria do ambiente regulado.

 (Imagem: Pexels)

(Imagem: Pexels)

Com a colaboração de acadêmicos, autoridades e players do setor, o órgão será um hub nacional de estudo, debate e proposição de temas relacionados às demandas de regulação no setor de Petróleo e Gás. Formado por especialistas dos setores público e privado, com formação em diferentes áreas do conhecimento, o Comitê de Regulação de Petróleo e Gás da FGV Direito Rio terá uma agenda de reuniões de trabalho, realizadas a cada semestre, de forma presencial, na sede da FGV, no Rio de Janeiro. A próxima reunião ocorrerá no próximo dia 6 de setembro.

O Comitê inicia sua atuação com o propósito de analisar e debater a regulação dos setores de Petróleo e Gás e propor melhorias; produzir artigos, individuais e coletivos, cadernos técnicos, boletins, podcasts, webinários e seminários; analisar, discutir e propor políticas públicas que envolvam regulação nos segmentos de Petróleo e Gás; e gerar temas relevantes para a produção de dissertações de mestrado e teses de doutorado no âmbito do Programa de Pós-graduação em Direito da Regulação da FGV Direito Rio.

Coordenado pelo advogado Alexandre Ribeiro Chequer, o "Comitê de Regulação de Petróleo e Gás" da FGV Direito Rio reúne os mais variados stakeholders dos setores em um ambiente neutro, voltado para a discussão qualificada da regulação setorial, tendo como foco o fomento de aprimoramento regulatório, importante para o desenvolvimento desses setores, tão relevantes na economia nacional e internacional. 

"Queremos reunir as melhores cabeças do setor mesclando academia e mercado. Teremos um foro de formação de opinião propositivo para aprimorarmos os mecanismos legais e regulatório do setor de óleo e gás no Brasil", explica Alexandre Ribeiro Chequer. 

Criado em 2017, o projeto "Regulação em Números" visa desenvolver pesquisas sobre a atividade regulatória do país. Além do "Comitê de Regulação Petróleo e Gás", a escola criou os comitês de "Regulação de Previdência e Seguros", "Regulação de Portos", "Regulação de Infraestrutura Aeroportuária" e de "Regulação Ferroviária". Um dos principais aspectos do projeto "Regulação em Números" é fomentar o engajamento de alunos de graduação, mestrado e doutorado da FGV Direito Rio nas atividades desenvolvidas pelos diferentes comitês.

FGV Direito Rio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...