MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF pode derrubar lei municipal que proíbe queima de cana

STF pode derrubar lei municipal que proíbe queima de cana

x

Da Redação

quarta-feira, 28 de março de 2007

Atualizado às 07:45


Constitucional

STF pode derrubar lei municipal que proíbe queima de cana

Em decisão inédita, na semana passada (21/3), o Tribunal de Justiça de São Paulo julgou constitucional, por maioria de votos (15 a 6), a lei municipal da cidade de Limeira que proíbe a queima da palha de cana-de-açúcar no município, localizado a 156 quilômetros da capital paulista. Além de julgar constitucional a Lei municipal nº 3.963/05, com o fundamento de que a prática de queimada é primitiva, o órgão especial do TJ entendeu que a Constituição Federal (clique aqui) converteu o meio ambiente em direito fundamental.

Na opinião dos advogados Ângela Maria da Motta Pacheco e Jayr Viégas Gavaldão Júnior, da equipe do escritório Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados, essa decisão do TJ pode ser derrubada por recurso no Supremo Tribunal Federal.

"Existe uma Lei Estadual (11.241/2002 - clique aqui) que regulamenta a queima da palha da cana-de-açúcar e esta permanece vigente e eficaz em todo o território paulista, inclusive Limeira. Cabe ao STF reexaminar a questão e decidir definitivamente sobre a possibilidade de edição de Lei Municipal contrária à Lei Estadual que trata da preservação do meio ambiente ao regulamentar a queima controlada da palha da cana-de-açúcar", explica Ângela Pacheco.

A advogada lembra que o Órgão Especial do TJ paulista não se manifestou sobre a Lei estadual, restringindo o julgamento à constitucionalidade ou não da lei municipal de Limeira que proíbe a queima na cidade.

A lei paulista, que trata da eliminação gradativa da queima no tempo e no espaço, criou um cronograma de eliminação para as áreas mecanizáveis que vai até 2021 e outro para as não mecanizáveis até 2031. No momento, já está eliminada a queima de 30% da área plantada no Estado de São Paulo. A partir dessa data, só poderá existir o cultivo mecanizado de cana crua.

Além de ocorrer em meio à alta na produção do etanol, a decisão do TJ sobre Limeira mostra uma virada no entendimento da mesma corte paulista sobre a constitucionalidade das leis municipais que tratam da queima da cana. Há seis meses, o mesmo colegiado decidiu acatar por larga maioria (de 22 votos a 2) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta contra uma lei do município de Americana. Na segunda, o placar ficou empatado em 12 a 12 (julgamento do caso de Ribeirão Preto). O último voto foi apresentado pelo presidente do TJ paulista, Celso Limongi, que favoreceu a tese da indústria sucroalcooleira.

"A grande preocupação é o efeito que essa decisão tomada na semana passada pode causar para o setor. A impossibilidade da queima, aliada à falta de maquinário adequado para a colheita de cana crua, e mesmo em razão de parte das áreas não serem mecanizáveis, pode provocar redução da produção e efeitos sociais com a dispensa de grande parte da mão de obra", destaca Ângela Pacheco.

___________









_______________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...