MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF nega HC a advogado denunciado por crimes contra a ordem tributária

STF nega HC a advogado denunciado por crimes contra a ordem tributária

X

Da Redação

quarta-feira, 28 de março de 2007

Atualizado às 08:56


Unanimidade

STF nega HC a advogado denunciado por crimes contra a ordem tributária

A Primeira Turma do STF indeferiu, por unanimidade, o HC 90320 (clique aqui), impetrado pelo advogado Ulysses Jarbas Anders, contra ato do STJ que negou pedido de habeas idêntico naquela corte. Em ambas as ações, o advogado pedia o trancamento de ação penal que responde na Comarca de Nanuque/MG.

O advogado foi denunciado por crime contra a ordem tributária. Ele teria adquirido propriedades rurais, fazendo em suas escrituras constar valores inferiores, objetivando reduzir o valor do ITBI.

Na ação, ele afirma não ter ficado configurado o crime do artigo 1º, I, da Lei 8.137/90 - clique aqui (omitir informação ou prestar declaração falsa às autoridades fazendárias). E por isso, estaria ausente justa causa para a formação do processo. Ele assegura serem fidedignos os valores das escrituras de compra e venda das propriedades. E que a prefeitura municipal de Nanuque/MG teria certificado a ausência de débito tributário em relação às aquisições. Assim, não haveria, ainda, sonegação de tributo.

Decisão

O trancamento de ação penal por falta de justa causa situa-se no campo da excepcionalidade, disse o relator, ministro Marco Aurélio. Para ele, é preciso que haja informação incontroversa sobre "a impossibilidade de enquadramento de certa conduta no tipo invocado pelo Ministério Público". Para Marco Aurélio, não é o que acontece neste caso.

A certidão da fazenda do município de Nanuque, que revela a quitação de débitos fiscais, não tem o alcance vislumbrado pelo advogado, disse Marco Aurélio. Ela foi expedida conforme o que foi recolhido. "Ou seja, a quantia decorrente daquela envolvida nas escrituras de compra e venda. Nada foi certificado quanto à autenticidade desses valores", finalizou o ministro.

Os argumentos do ministro-relator foram acompanhados pelos demais ministros presentes à sessão de hoje da Primeira Turma do STF, que por unanimidade indeferiu o HC 90320.

___________________

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...