MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Município indenizará indígenas impedidos de comprar comida na pandemia
Direito basilar

Município indenizará indígenas impedidos de comprar comida na pandemia

Supermercado de Diamante D'Oeste/PR foi orientado por uma fiscal da prefeitura, durante a pandemia, a não atender indígenas, em decorrência de um decreto, sob a alegação de que constituíam vetores de transmissão do vírus da covid-19.

Da Redação

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Atualizado às 12:00

A JF/PR condenou o município de Diamante D'Oeste/PR ao pagamento de R$ 30 mil a dois indígenas que sofreram tratamento discriminatório durante o período da pandemia covid-19. A decisão do juiz federal Wesley Schneider Collyer, da 1ª vara Federal de Toledo, estipulou R$ 15 mil para cada um a título de indenização por danos morais. O valor será acrescido de juros a partir do evento em que o episódio aconteceu, julho de 2020.

Os autores da ação vivem na comunidade Tekoha Añetete, localizada a cerca de 20 km da cidade de Diamante D'Oeste. Ao entrar em um supermercado local, alegam que foram surpreendidos por recusa de atendimento no estabelecimento sob a justificativa de que constituíam vetores de transmissão do vírus da covid-19.

Segundo a denúncia dos indígenas, a responsável pelo estabelecimento disse que foi orientada por uma fiscal da prefeitura municipal a não atender indígenas em decorrência de um decreto que limitava a circulação de pessoas do grupo de risco da covid-19 na cidade. 

 (Imagem: Freepik)

Indígenas são indenizados após serem impedidos de adquirir alimentos em supermercado de Diamante D'Oeste/PR.(Imagem: Freepik)

Na decisão, o magistrado ressalta que o "que se verifica do exame desta norma, destarte, é o seguinte: criou-se no âmbito do município de Diamante D'Oeste a proibição de circulação pública das pessoas integrantes do grupo de risco para fins da Pandemia Covid-19, dentre eles, os integrantes das comunidades indígenas, sendo desnecessário qualquer ato administrativo posterior para dar concretude ao mandamento que atingiu o grupo de indivíduos ao qual pertenciam os autores (indígenas)"

O juiz, ao analisar o caso, ressaltou que a busca por alimentos ou itens de primeira necessidade, especialmente em tempos de pandemia, constitui o direito mais basilar do ser humano, qual seja, a preservação da própria vida. 

"Logo, a proibição de circulação e, como consequência, o acesso a supermercados ofende frontalmente a própria garantia constitucional à vida dos integrantes dos grupos de risco. Além das inconstitucionalidades encontradas no decreto municipal, a conduta do Município, ao aplicar tal decreto no caso dos autos, foi igualmente inconstitucional."

No caso dos autos, o magistrado entendeu que o dano moral foi evidenciado, pois os indígenas tiveram o direito de acesso e atendimento em estabelecimento comercial negado em plena pandemia, ao buscar adquirir item de primeira necessidade, em evidente estado de vulnerabilidade social, "fato esse que se consubstancia, indubitavelmente, em lesão à integridade psíquica dos mesmos, ultrapassando em muito a barreira do mero dissabor cotidiano", finalizou o magistrado. 

O tribunal não divulgou o número do processo.

Informações: JF/PR.

 

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...