MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. BMA anuncia plano de transição para sucessão dos sócios-fundadores
Plano de transição

BMA anuncia plano de transição para sucessão dos sócios-fundadores

Processo de transição dos sócios-fundadores Paulo Cezar Aragão, Plínio Simões Barbosa e Francisco Müssnich seguirá de forma gradual e planejada.

Da Redação

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Atualizado às 21:40

Com 27 anos de atuação no mercado jurídico, BMA Advogados anuncia o plano de transição para a sucessão de seus sócios-fundadores. O objetivo é consolidar a institucionalização do BMA e abrir ainda mais espaço para as gerações seguintes de sócios, já reconhecidas pelos clientes e pelo mercado. Este movimento se dará por meio de um processo gradual, planejado e estruturado, que terá como prioridade assegurar a perenidade do BMA, manter o legado construído ao longo dos anos pelos sócios-fundadores e permitir ao escritório e aos seus clientes continuarem se beneficiando da experiência acumulada por Paulo Cezar Aragão, Francisco Antunes Maciel Müssnich (Chico) e Plínio Simões Barbosa.

A primeira etapa do plano de transição começou a ser desenhada há três anos, com a aprovação de novas regras de governança para o BMA. Neste contexto, foram criados os cargos de sócios gestores com áreas específicas de atuação - marketing e novos negócios, financeiro e pessoas - com objetivo de conferir mais dinamismo à gestão do escritório. Outras inovações relevantes foram implementadas no Comitê Executivo, principal órgão de governança do BMA, que passou a atuar como Comitê Estratégico. Como parte do processo de sucessão, foi aprovado o fim dos assentos permanentes dos sócios-fundadores, de modo que todos os membros do Comitê Estratégico passam a ser eleitos pela sociedade, com votações ocorrendo anualmente, seguindo um conceito de mandatos escalonados no tempo, em que a troca dos integrantes ocorre de forma não coincidente.

Para completar o plano de sucessão, foram aprovadas, mais recentemente, as regras para a redução da participação societária dos fundadores ao longo dos próximos anos, até a venda completa de suas participações, o que ocorrerá progressivamente até o final de 2027. Além disso, após a venda, Paulo, Chico e Plínio seguirão colaborando com o BMA em um novo modelo de atuação que será detalhado ao longo do processo de transição.

A implementação do plano de sucessão não significa que o BMA deixará de contar com a experiência e o brilhantismo profissional de Paulo, Chico e Plínio. Como parte de suas atribuições, os sócios-fundadores continuarão atuando em casos complexos, e na disseminação da experiência e do conhecimento acumulados.

O BMA possui um corpo de advogados renomado e já reconhecido pelo mesmo grau de excelência e reputação que os fundadores alcançaram em suas carreiras. Os sócios da geração atual estão à frente da gestão do escritório há muitos anos e trazem na bagagem - além da experiência em gestão -, a atuação em casos relevantes de repercussão nacional e internacional.

Para Plínio Barbosa, sócio-fundador, a qualidade técnica do time e o ambiente de perpetuação do negócio criado são os fatores principais que conferem ao BMA a solidez necessária para prosseguir. "Conseguimos criar para o BMA um ambiente de colaboração e generosidade - composto por profissionais de alta excelência -, que garantem a perenidade do negócio; ao longo dos 27 anos de existência, incentivamos o trabalho em equipe com respeito entre as pessoas e transparência - o que nos permitiu e nos permitirá seguir alcançando os melhores resultados".

Na visão de Paulo Cezar Aragão, a consolidação da perenidade do escritório foi possível também em razão dos perfis dos profissionais que compõem a banca. "O BMA nasceu com o propósito de ser uma instituição que siga além dos seus fundadores e estamos seguros de que alcançamos esse feito porque temos advogados talentosos, e até mais experientes do que nós quando começamos o escritório, que já atuam com um time estruturado para encontrar soluções inovadoras para os nossos clientes", diz Paulo Cezar Aragão.

Desde que o BMA Advogados surgiu no mercado jurídico brasileiro, em 1995, o escritório tem como principal objetivo oferecer um serviço de excelência, com atendimento personalizado, que agregue valor aos seus clientes. "Essa visão assegurou o estabelecimento de relações de longo prazo, consolidadas pelos desafios que sempre enfrentamos ao lado de nossos clientes, com muito êxito. Nunca deixamos de buscar soluções inovadoras e sofisticadas, que em vários casos tornaram-se um padrão da indústria", reforça Chico Müssnich, sócio-fundador.

De acordo com Luiz Antonio de Sampaio Campos, que está desde o início da fundação e é referência nas operações mais complexas do BMA, uma das diretrizes que guiam o escritório é a meritocracia, e o processo de sucessão em curso segue este princípio. "Desde a nossa fundação, sempre tivemos a visão de que tínhamos que ser um escritório meritocrático, com atuação de longo prazo. Por isso, num processo de transição, natural em qualquer empresa, o que prevalece é a solidez da banca e o reconhecimento dos nossos clientes por nossa atuação especializada, dedicada e determinada em encontrar as melhores soluções", afirma Luiz Antonio Campos.

Amir Bocayuva, sócio-diretor, também enfatiza o compromisso com a qualidade e com a entrega de resultados. "Seguiremos trabalhando para que nossos clientes tenham a segurança de que o escritório sempre entregará um trabalho excepcional. Nossa meta é que esta imagem já consolidada como marca do BMA Advogados permeie todas as gerações, seguindo sempre o mesmo grau de excelência e reputação que os fundadores alcançaram em suas carreiras", finaliza.

Paulo Cezar Aragão, Plínio Simões Barbosa e Chico Müssnich são referências no meio jurídico e construíram um dos mais reconhecidos escritórios de advocacia da América Latina. Desde a sua fundação, a partir da segunda metade da década de 90, a história do BMA se confunde com os grandes negócios na área empresarial, com a evolução do mercado de capitais e de fusões e aquisições e com o desenvolvimento da própria economia brasileira. É reconhecida sua atuação destacada em casos emblemáticos e de alta complexidade que, pela sua própria natureza, desde sempre contaram com o envolvimento direto das outras gerações que agora comandam o escritório.

A Governança do BMA Advogados é composta pelo:

Comitê Estratégico

  • Amir Achcar Bocayuva Cunha
  • Carlos Frederico Lucchetti Bingemer
  • André de Albuquerque Cavalcanti Abbud
  • Barbara Rosenberg
  • Luiz Antonio de Sampaio Campos
  • Luiz Fernando Fraga
  • Monique Mavignier
  • Paulo Cezar Aragão
  • Plínio Simões Barbosa
  • Francisco Antunes Maciel Müssnich

Comitê Diretor

  • Cibelle Linero
  • Lígia Regini
  • Anna Carolina Malta Spilborghs
  • Rafael Dutra
  • Luís Loria Flaks
  • Pedro Costa

Grupo de Gestão

  • Camila Goldberg (Marketing e Negócios)
  • Felipe Evaristo dos Santos Galea (Pessoas)
  • José Otavio Haddad Faloppa (Finanças)

BMA Advogados em números:

1995 ano da fundação

Atuação em todo o país

29 áreas de atuação

81 sócios

340+ advogados e estagiários

3400+ clientes no Brasil

1600+ clientes estrangeiros

+ de 50% das empresas listadas na bolsa são assessoradas por nós

+ de R$ 127 bi em transações (a partir de 2021, baseado em valores divulgados)

 

BMA Advogados