MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mulher será indenizada após encontrar fio de cabelo em barra de cereal
CDC

Mulher será indenizada após encontrar fio de cabelo em barra de cereal

Para magistrada, tem-se devidamente configurado o abalo moral, sendo irrelevante a ingestão do produto.

Da Redação

sábado, 1 de outubro de 2022

Atualizado em 2 de outubro de 2022 07:37

Uma moradora de Criciúma/SC comprou uma barra de cereais e, ao abrir o pacote, deparou-se com um fio de cabelo no meio do alimento. A mulher então enviou o produto à vigilância sanitária, que certificou a existência do fio. Após confirmação, a consumidora ingressou na Justiça com pedido de indenização por danos morais no valor de R$ 20 mil. A decisão é da 2ª câmara de Direito Civil do TJ/SC.

 (Imagem: Getty Images)

Mulher que encontrou fio de cabelo em barra de cereal será indenizada.(Imagem: Getty Images)

Ao analisar o caso, o juiz de 1º grau entendeu que cabia a indenização, mas diminuiu o valor para R$ 5 mil. Houve recurso de ambas as partes.

A consumidora aduziu que a quantia era irrisória e merecia ser majorada. A empresa, por sua vez, alegou que a eventual contaminação do produto não ocorreu no processo de fabricação e sugeriu que o cabelo encontrado na barra de cereal fosse da própria requerente. Sustentou ainda que, para a configuração do dano moral, deveriam ter sido provados a ingestão do alimento e o prejuízo à saúde.

No entanto, de acordo com a relatora, desembargadora Rosane Portella Wolff, restou incontroversa a existência de um fio de cabelo preso no interior do produto.

"Nessa perspectiva, tem-se devidamente configurado o abalo moral, sendo irrelevante a ingestão do produto, consoante entendimento da Corte da Cidadania."

A desembargadora explicou que a condenação deve ter caráter pedagógico e compensatório, por isso, segundo ela, "a valoração imposta na origem se mostra adequada às circunstâncias dos autos".

Assim, depois de uma análise minuciosa do CDC, ela manteve a sentença e seu entendimento foi seguido de forma unânime pelos demais integrantes da 2ª câmara de Direito Civil do TJ/SC.

Confira aqui a decisão.

Informações: TJ/SC.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA