MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TSE apresenta sala de apuração a instituições: "não há sala secreta"
Transparência

TSE apresenta sala de apuração a instituições: "não há sala secreta"

Ministro Alexandre de Moraes acompanhou visitas de representantes de instituições fiscalizadoras a sala de totalização de votos e destacou transparência da apuração.

Da Redação

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Atualizado às 13:59

O TSE recebeu nesta quarta-feira, 28, as instituições fiscalizadoras das eleições e missões de observação internacionais e nacionais para conhecerem sala de totalização de votos.

A visita aconteceu a convite do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes. Ele destacou que o maior interesse do Tribunal é mostrar a transparência da apuração. 

"Não existe sala secreta, como foi alegado por um dos candidatos."

Participaram da visita entidades como a Polícia Federal, a OAB, o Ministério Público e fiscais de partidos.

O PL foi representado por Valdemar Costa Neto. O PT foi representado pelo advogado Eugênio Aragão. Pela OAB, compareceu o presidente do Conselho Federal, Beto Simonetti, e a advogada Daniela Teixeira, da ABJD - Associação Brasileira de Juristas pela Democracia. Também acompanhou a visita o diretor-Geral da PF, Márcio Nunes de Oliveira.

Alexandre de Moraes acompanhou pessoalmente os grupos, de 10 em 10, mostrando o local. 

Após a visita, Moraes ressaltou que a realização foi para mostrar "o que já é óbvio".

"Mas sempre é importante atuar com transparência, com lealdade a todos aqueles que fazem esse processo eleitoral para demonstrar que é uma sala como vocês puderam ver: é uma sala aberta, é uma sala clara, não é? Não é nem sala secreta, nem sala escura."

Durante a explicação, Moraes reforçou que não há contagem humana de votos na sala.

"Não é contagem manual de votos. A partir do momento que cada urna eletrônica é finalizada já sai o boletim de urna com os votos, isso entra no sistema e esse sistema faz a totalização a partir do programa que nós lacramos. Ou seja, não há participação humana nisso. A sala de totalização acompanha para evitar algum problema, algum problema na rede, para evitar que haja sobrecarga. Os técnicos acompanham com total fiscalização. A apuração é transparente, a apuração é auditável e é fiscalizada."

 (Imagem: Arquivo pessoal)

Instituições fiscalizadoras das eleições visitam TSE para conhecer sala de apuração.(Imagem: Arquivo pessoal)

 (Imagem: Arquivo pessoal)

Instituições fiscalizadoras das eleições visitam TSE para conhecer sala de apuração.(Imagem: Arquivo pessoal)

Local

A sala da Seção de Totalização é um espaço de trabalho localizado no 3º andar do prédio do TSE, com acesso livre para os representantes das entidades fiscalizadoras.

A Seção de Totalização (Setot) é uma das áreas da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TSE, que atua no desenvolvimento dos sistemas de totalização e divulgação dos resultados.

O setor é composto por uma equipe de servidores, mas a equipe não faz a totalização, que é realizada por um computador, que fica no Centro de Processamentos de Dados, sem qualquer interferência humana.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas